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Confira as vantagens do sudoku e do caça-palavras para a saúde mental

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Foto: Freepik

 


Além de serem muito divertidos e de ajudarem no processo de aprendizado, alguns passatempos, como sudoku e caça-palavras, também são ótimos aliados da saúde mental.
“Eles [sudoku e caça-palavras] auxiliam na capacidade de memorização e aumento do vocabulário, além de promoverem atividades neurais como as sinapses, que são conexões cerebrais que estimulam a memória”, explica Miria Ribeiro, psicóloga, escritora e palestrante.


Prevenindo transtornos neurológicos

Entre as vantagens oferecidas pelo sudoku e pelo caça-palavras, a prevenção de diferentes condições neurológicas é considerada uma das mais importantes. Conforme explica Roberto Debski, psicólogo, médico clínico geral e especialista em Homeopatia e Medicina Integrativa, diversos estudos apontam que pessoas que utilizam esses dois passatempos com uma certa frequência têm uma proteção maior contra demência senil e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.


Objetivos dos jogos

Criado pelo arquiteto americano Howard Garns, em 1979, a atual versão do sudoku é um jogo de raciocínio e lógica em que o indivíduo precisa completar os quadrados disponíveis utilizando números de 1 a 9. Durante o desafio, contudo, não é possível inserir números repetidos nas linhas horizontais e verticais, bem como nos quadrados delimitados por linhas em negrito.

A atual versão do caça-palavras, que tem sua criação atribuída a diferentes pessoas e datas, é um jogo que consiste na disposição aleatória de letras dentro de um quadrado ou retângulo. O objetivo é que, em meio ao montante de letras, o usuário encontre e circule as palavras solicitadas.


Idades recomendadas

Ambos os passatempos podem ser praticados por pessoas de diferentes faixas etárias, desde a infância até a terceira idade. Roberto Debski apenas alerta que os desafios devem ser compatíveis com a idade dos usuários. Além disso, no caso das crianças, Miria Ribeiro comenta que o mais recomendado é que elas comecem a utilizar o sudoku e o caça-palavras a partir dos seis anos ou quando a alfabetização for concluída. Afinal, somente nesses períodos conseguirão assimilar corretamente tais atividades.


Tudo é uma questão de equilíbrio

Assim como em outras atividades, sejam elas físicas ou mentais, as práticas do sudoku e do caça-palavras precisam de limites. “Podemos exercer esses passatempos por um período recomendado de uma a duas horas diárias. Depois desse tempo, o corpo pede movimento. É preciso levantar-se, cuidar da hidratação etc.”, esclarece Roberto Debski.


Dicas na hora de praticar as atividades

De acordo com Roberto Debski, é preciso que os usuários fiquem atentos a algumas dicas na hora de fazer os passatempos. São elas:

•Estabelecer um horário fixo para a prática das atividades;
•Hidratar-se e descansar durante a prática das atividades;
•Realizar as atividades em um ambiente com boa iluminação;
•Procurar sempre melhorar, com desafios que demandem níveis progressivos de resolução.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

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