Cidadeverde.com

Defensoria Pública empossa cinco novos defensores que irão atuar no Sul do Piauí

Imprimir

Foto: Ascom/Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Piauí conta agora em seus quadros com cinco novos membros, que foram empossados em solenidade realizada na última sexta-feira, dia 27 de janeiro. Tratam-se das defensoras públicas Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, Thaís de Oliveira e Camila Ribeiro Bernardo, e dos defensores Leonardo Nascimento Bandeira e Daniel Bezerra Lira, que foram aprovados no último concurso realizado pelo órgão, e que irão atuar nas comarcas do sul do Piauí

Eles já tinham sido nomeados pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, no dia 13 de Janeiro. A solenidade de posse aconteceu na última sexta-feira no Auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria, em Teresina. 

Após a assinatura do termo e juramento se manifestaram em nome dos empossados Leonardo Nascimento e Camila Ribeiro Bernardo. “Este momento marca a concretização de uma jornada árdua de estudos. Acredito que após tantos desafios só chegamos a essa vitória porque praticamos, enfatizo, o verbo defensorar, que significa nada menos que lutar por algo ou alguém. Lutamos por esse cargo e assumimos a missão de defensorar pela sociedade piauiense e pelo estado democrático de direito, justo e solidário”, disse Leonardo Bandeira.

Camila Bernardo destacou a importância do ingresso na instituição pela questão das cotas. “Ressaltar a enorme satisfação de, neste momento, ocupar um espaço que historicamente foi obstado às mulheres, sobretudo às mulheres negras, Angela Davis nos ensina que quando uma mulher negra se movimenta, toda uma estrutura da sociedade se movimenta com ela e, nesse sentido, essa conquista jamais pode ser vista senão como uma conquista coletiva”, afirmou.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, destacou a importância do ingresso de novos defensores tanto para a Instituição como para a população piauiense. “O dia 27 de janeiro de 2023 jamais será esquecido nem pelas novas Defensoras e Defensores do Piauí e nem por nós, que estávamos sem realizar concurso público desde 2009. Hoje no Brasil mais do que nunca, nós precisamos promover os direitos humanos e defender a democracia, lutas que são organicamente da nossa Instituição e, se todas as Instituições e poderes tivessem a visão que nós temos de como a chegada de um defensor público afeta positivamente uma população, certamente não enfrentaríamos tantas dificuldades orçamentárias e financeiras. Somos aliados da população vulnerabilizada, dos movimentos sociais, da justiça social”, destacou.

Estiveram presentes à solenidade o desembargador Fernando Lopes; o subprocurador geral de Justiça jurídico, João Malato Neto; O secretário chefe de gabinete do governo do Estado, Pedro Alves de Carvalho Rocha Filho; o secretário de Estado da Justiça, Heitor Gonçalves de Moura Vieira Bezerra; defensoras e defensores públicos, procuradores e procuradoras de Justiça, servidores e servidoras da Defensoria Pública.

A partir da próxima segunda-feira (30) os novos defensores participarão do Curso de Formação Inicial à carreira de Defensora Pública e Defensor Público do Estado do Piauí.


Bárbara Rodrigues (Com informações da Defensoria Pública)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais