Cidadeverde.com

Entenda como o yoga é benéfico para a saúde fisica e mental

Imprimir

 

Foto: Freepik


O yoga, técnica milenar que une exercícios, relaxamento, controle respiratório e meditação, é capaz de promover maravilhas ao organismo e ajudar a resolver inúmeros problemas de saúde. Ou seja, a prática é muito benéfica para o corpo e para a mente. 

“As práticas físicas trabalham com exercícios de flexões, extensões, torções, permanências e inversões, com o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura do corpo e melhorar a mobilidade da coluna”, explica a psicóloga e professora de yoga Laila Gadel Marinho.

Dessa forma, também contribui para o fortalecimento e alongamento corporal, proporcionando uma melhor sustentação para a coluna e ajudando a combater desvios posturais.


Vantagens do yoga para a mente 

As técnicas de respiração ajudam a aumentar a capacidade pulmonar, melhorando a oxigenação de todo o corpo. “Ajudando, assim, a combater diversos distúrbios psíquicos como ansiedade, depressão e síndrome do pânico”, conta a professora de yoga. Além disso, a prática propicia uma melhora da concentração, da qualidade do sono e do equilíbrio mental. 


Yoga auxilia no tratamento de doenças 

Atualmente, pessoas com bronquite, asma, depressão, doenças cardíacas, dores físicas e outros problemas de saúde, buscam o yoga por recomendações médicas. Isso porque, com ele, os pacientes passam a responder aos tratamentos de forma mais rápida e eficiente. De acordo com Laila Gadel Marinho, ao praticar corretamente, todo o organismo, incluindo mente e energia, entram em equilíbrio, fazendo com que a saúde flua pelo corpo.


Sem contraindicações 

Além de todos os benefícios, o yoga não tem contraindicações. Entretanto, a professora Laila Gadel Marinho explica que algumas práticas devem ser adaptadas e determinadas posturas podem não ser indicadas, dependendo do estado de saúde do paciente. Por isso, é importante buscar um profissional qualificado.


Tipos de yoga

Como existem diversos tipos de yoga, cada pessoa pode buscar o que mais se adequa às suas expectativas e gostos. Veja:

- Raja yoga: é uma das modalidades de yoga que trabalha mais o desenvolvimento da meditação, com um foco menor na parte física.
- Iyengar: trabalha com o máximo de alinhamento postural, fazendo uso de acessórios que ajudam nesse alinhamento.
- Hatha yoga: trabalha o corpo e a mente. O grau de dificuldade depende bastante do professor. Pode ser muito leve, visando mais alongamentos, ou muito fortes, exigindo bastante esforço físico.
- Ashtanga yoga: essa é uma prática mais forte, com menos permanência e mais fluidez nas posturas. É a mais aeróbica de todas.


Práticas adaptadas às necessidades 

Hoje em dia existem muitas modalidades de yoga, as linhas foram se separando e sendo adaptadas aos praticantes de cada local, mas todas têm como foco a busca pelo equilíbrio. Isso nunca deve ser perdido de vista, e cada indivíduo deve buscar a linha com que mais se identifica, ressalta Laila Gadel Marinho. O yoga não surgiu para tratar doenças, mas para trazer saúde. A indicação como tratamento é apenas uma consequência de todos os benefícios da prática. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais