Cidadeverde.com

Médica Amariles Borba é homenageada e faz alerta para vacinação de crianças

Imprimir

A médica Amariles Borba recebeu na manhã desta terça-feira (31) uma homenagem do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) pelos relevantes serviços prestados à cidade Teresina. Em entrevista, ela aproveitou para fazer um apelo aos pais e autoridades públicas de saúde quanto ao perigo de novos surtos de arboviroses e o ressurgimento de doenças já erradicadas, como a poliomielite 

“Aproveito essa oportunidade para fazer dois apelos, pelo que está na literatura mundial, vamos ter novos surtos de arboviroses. Então, não crie mosquito. A segunda coisa muito relevante é para os responsáveis por crianças com menos de cinco anos: por favor, cumpra o calendário. Estamos a beira de ter surtos de poliomielite, difiteria, meningite, tudo tem vacina, está disponível. Por que não vacinar?”, declarou. 

Amariles Borba deixou recentemente a diretoria de vigilância em Saúde da FMS, após mais de 20 anos na função. Sobre o futuro, a médica disse que quer continuar contribuindo com a saúde da população: “Eu penso em continuar trabalhando, fazendo isso que sei nestes 53 anos de formada, pois esse hardware que está aqui é do povo. Ele não é meu. Se eu conseguir algo para continuar fazendo o que sei, eu vou. Menos intensamente, pois não aguento mais trabalhar 10h por dia, mas umas 4h eu aguento”, brincou. 

Foto: Marcelo Cardoso/Semcom

Amariles Borba é natural de Floriano e foi muito jovem para o Rio de Janeiro, onde fez faculdade de Medicina e Nutrição, e especialização médica em pediatria. Ao retornar para o Piauí, começou a atuar em Teresina como pediatra e docente da UFPI, contribuindo para a formação de médicos, nutricionistas e enfermeiros. 

O prefeito Dr. Pessoa destacou a forte atuação em órgãos de saúde e combate a doenças que acometem a população piauiense, especialmente de Teresina.

“A doutora Amariles contribuiu com o mundo, com o Brasil, não só com Teresina. Ela merece muito mais do Poder Executivo pelos serviços prestados, pelas atitudes, pelo afinco, objetividade, tendo esse olhar para cuidar da vida das pessoas“, destacou. 

Foto: Marcelo Cardoso/Semcom

 

Flash Paula Sampaio
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais