Cidadeverde.com

Prefeito abre ano legislativo na Câmara e afirma que este será o 'ano D' da gestão

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-02-01_at_09_46_23.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-01_at_09_46_24.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • enzo_e_franze.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-01_at_09_46_25.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • dr_pessoa1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • enzo_samuel_ee.jpg Renato Andrade/Cidadeverde

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), foi nesta terça-feira (01) à sede da Câmara Municipal para abertura do ano legislativo. A solenidade contou com a presença no plenário de 25 dos 29 vereadores. Em discurso ao plenário, o prefeito disse que 2023 será o "ano D". 

O prefeito falou das dificuldades enfrentadas pela gestão, em decorrência da crise política e econômica, pela qual o país vem passando. Ele acrescentou que está com os “pés no chão” e disse que há pelo menos 15 obras previstas para serem concluídas neste ano em andamento. 

“Estamos trazendo uma mensagem com os pés no chão, com um olhar para as políticas públicas das obras. Temos obras para todos os lados, se eu for elencar todas a minha fala não acabaria daqui para 10h ou 11h. Então, vou entregar para vereadores uma lista com as obras que serão concluídas e as projetadas. O ano de 2023 eu comparo com 1945, o dia D. Quem viver, verá. Será o ano das ações administrativas. Serão cerca de 10 a 15 de meio é grande porte”, disse. 

Segundo o secretário de Comunicação, Lucas Pereira, um relatório completo com as obras citadas pelo prefeito será apresentada à Câmara pelo secretário de Planejamento João Henrique (MDB) no próximo dia 28. Entre as obras estão a Reforma do Campo do Bariri, a da Escola 15 de outubro, construção de três escolas cívico-militares, ponte que interliga a zona Leste à zona Norte, Estrada da Alegria, Hospital da Mulher e Hospital do Servidor. 

Transporte coletivo  e Saúde

Em entrevista, o prefeito também comentou sobre duas das crises que vem sendo enfrentadas em Teresina: a do transporte e a da saúde. Antes de entrar no plenário Dr. Pessoa se reuniu, de maneira restrita, com vereadores e com o presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), no Salão Nobre da Casa. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“Eu até só tive dois momentos da minha vida em que tive insônia, foi quando passei para medicina no Rio de Janeiro e cheguei atrasado e não pude fazer uma prova, e há dois meses, quando estava em Brasília e soube que faltou bolsa de colostomia no Lineu Araújo. Eu joguei farpas para o diretor e o secretário resolver”, disse. 

Sobre o transporte público, o prefeito alfinetou o grupo que inicialmente havia colocado para coordenar uma resolução à problemática do transporte e disse que, agora, tomou “as rédeas do cavalo”, sugerindo que ele próprio está coordenando as ações na área. Uma das propostas da gestão foi a implementação de um “passe livre” para pessoas em situação de vulnerabilidade com subsídios de empresas e da prefeitura. 

“O grupo inicial que coloquei, eram 20, que de manhã estavam reunidos com o prefeito e de noite estavam tomando café ou wisky. Aí eu diminui o grupo e agora a mesma coisa. Só que agora, quem está montado no cavalo que não é Napoleão Bonaparte é o prefeito, eu encurtei as rédeas para resolver o problema do transporte coletivo”, disse.

Vereadores querem melhorias na cidade

No campo da Câmara Municipal, o vereador Luiz Lobão (MDB), que tem adotado uma postura de independência, disse que os parlamentares depositaram um “voto de confiança” na gestão quando aprovaram operações de crédito para o Poder Municipal no ano passado e acrescentou que a expectativa é a de que com as Finanças equilibradas haja uma resposta efetiva aos problemas da cidade. 

“Teresina quer uma resposta melhor, essa Casa aprovou empréstimos milionários para a prefeitura, em torno de R$ 500 e R$ 250 milhões e esperamos que esse dinheiro seja bem aplicado, cabe a nós essa fiscalização, já que endossamos esse cheque em branco, espero que melhore, pois nestes dois anos vimos Teresina em prática um caos“, enfatizou.

O presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), fez uma avaliação sobre a fala do prefeito em tribuna e disse perceber a boa intenção da gestão, porém, ressaltou a importância de colocar os projetos em prática. 

“Vemos a boa intenção do prefeito. Agora, é preciso que a gente realmente possa executar e tirar do papel. A Câmara será parceira para trabalhar. Digo e repito que o nosso objetivo será para trabalhar pela população de Teresina”, disse.

 

 

Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais