Cidadeverde.com

Franzé defende decreto de calamidade no transporte público de Teresina

Imprimir
  • franzé_silva_e_enzo_samuel_PI.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-06_at_11_13_47.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-06_at_11_13_47_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-06_at_11_13_48.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-06_at_11_13_49.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-06_at_11_13_51.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-02-06_at_11_13_51_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

Os presidentes dos Legislativos Estadual e Municipal, Franzé Silva (PT) e Enzo Samuel (PDT), se reuniram na manhã desta segunda-feira (6). Na pauta, a crise do transporte público na capital. Logo no início desta manhã, dia da voltas as aulas, motoristas e cobradores de ônibus paralisaram as atividades

Franzé Silva disse que a competência quanto a resolução da problemática é do poder municipal, Câmara e prefeitura, porém, ressaltou que os deputados vão entrar no debate e levarão propostas de possíveis saídas acerca da crise ao governador Rafael Fonteles (PT). 

O presidente da Assembleia ainda defendeu que seja instaurada a situação de calamidade pública na cidade com a abertura de uma nova licitação para o transporte público. 

“Não queremos fazer o debate por fazer, queremos fazer o debate para apresentar uma solução, para tirar e destravar essa situação de calamidade pública. Já disse em outras oportunidades que se eu fosse o prefeito já teria declarado o estado de calamidade pública, contratado emergencialmente empresas e aberto licitação. O que não pode é não ter transporte. Precisamos enquanto homens públicos dar respostas efetivas”, declarou. 

“Queremos ser parceiros dos vereadores. Os deputados e deputadas estaduais estão preocupados com essa questão, Teresina está vivendo um colapso nessa questão do transporte público e nós, como homens públicos temos que dar uma resposta para as pessoas questão estão sendo prejudicados, e que passam horas e horas esperando um ônibus que não aparece”, disse. 

Já o presidente da Câmara, Enzo Samuel, defendeu a elaboração de um novo plano de diretor para o transporte da capital. Ele também cobrou que a Prefeitura de Teresina tome uma posição quanto ao desfecho do sistema na cidade. 

“Precisamos fazer essa atualização ou Teresina pode entrar em um grande caos, temos mais de 500 mil veículos em Teresina. Se o transporte público continuar ineficaz, como será nossa cidade daqui a 15 ou 30 anos? Não conseguirá atender aos problemas de mobilidade. Essa decisão precisa ser tomada, estamos abertas ao diálogo. Não adianta o vereador, a Câmara, a Assembleia, o governador, é preciso ter gestão”, disse. 

Ao longo da manhã, Franzé Silva e Enzo Samuel ainda se reuniram com uma Comissão de motoristas de aplicativo. O grupo faz reivindicações quanto ao sistemas de blitz que tem sido implementado em rodovias do estado.

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais