Cidadeverde.com

Motoristas do Transporte Eficiente paralisam atividades por falta de pagamento em Teresina

Imprimir

Assim como os trabalhadores do transporte público que paralisaram na segunda-feira (6) pela falta de pagamento dos salários, nesta terça-feira (7) motoristas do transporte eficiente realizaram uma paralisação de advertência, afirmando que a empresa Santa Cruz está há quase três meses sem receber pagamentos da prefeitura de Teresina.

Antes da pandemia, a cidade tinha 18 veículos circulando para atender 3 mil cadeirantes cadastrados na Strans. Agora são apenas cinco, e esse número será reduzido para dois nessa semana, porque a empresa Santa Cruz alega que está há três meses sem receber pagamentos da prefeitura de Teresina e que não tem mais recursos para pagar os funcionários e comprar combustíveis.

“O último repasse foi referente ao mês de novembro, fazemos o fechamento todo dia 20, e de lá para cá, a prefeitura fala que é por conta dos fechamentos do fim de ano e que essa semana faria o pagamento, só que a nossa a empresa não tem mais recursos, não tem como manter pagamentos dos trabalhadores e comprar combustíveis por quase três meses sem receber nada, sem ter o repasse, por isso decidimos fazer essa paralisação hoje”, disse o proprietário da empresa Santa Cruz, Joselito Campelo.

Foto: Wilson Gomes

Wilson Gomes, presidente da Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascamte), afirmou que com apenas dois veículos circulando nessa semana, vão ser atendidos apenas pessoas que fazem tratamentos essenciais, como hemodiálise.

“A intenção era fazer apenas uma paralisação de advertência, apenas no início dessa manhã, devido à situação que se encontra o transporte eficiente da nossa cidade. Antes da pandemia eram 18 veículos, agora são cinco e nessa semana vão ser somente dois, porque a empresa não tem dinheiro para combustível. São quase três meses sem receber dinheiro, então os trabalhadores também estão sem receber, então a situação aqui é para alertar as pessoas sobre o que está acontecendo e que queremos uma resolução, queremos mais veículos circulando, são quase 3 mil cadeirantes cadastrados e não tem veículos suficientes para atender”, alertou Wilson.

Strans se manifesta

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, afirmou que o pagamento deve ser realizado nessa semana e explicou que novos veículos estão sendo adquiridos para aumentar a frota.

“Teve essa questão do exercício financeiro, que só abriu 20 de janeiro e a gente só conseguiu fazer isso a partir de ontem, então a gente empenhou e liquidou algumas demandas aqui na secretaria, para repassar na Secretaria de Finanças para o pagamento. Temos feitos encaminhamentos na licitação para compra de 4 veículos novos e bem como a locação de 6 veículos, e vamos fazer a manutenção da frota de 10 veículos”, explicou.

Bruno Pessoa destacou que está tentando resolver o mais rápido possível a situação. “Assim que a gente conseguir fazer esses encaminhamentos, o pagamento, a gente faz o repasse. A compra de veículos tem um prazo, até 180 dias após assinatura do contrato, para que cheguem em Teresina. Estamos trabalhando e esperamos que a gente consiga aumentar para 16 carros brevemente”, destacou.


Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais