Cidadeverde.com

Comissão aprova cronograma e vai ouvir Robert Rios sobre denúncias

Imprimir

Vereadores da Câmara Municipal de Teresina estabeleceram um cronograma para a Comissão Especial que vai apurar denúncias quanto a irregularidade na Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo o vereador escolhido para ser o relator da comissão, Leonardo Eulálio (PL), a ação dos parlamentares será dividida em duas etapas ao longo da semana: oitivas e visitas aos órgãos de controle. 

Leonardo Eulálio também informou que a primeira oitiva será na próxima quinta-feira (16) com o procurador-geral do município, Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira, por ser o presidente da comissão instaurada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). A ida do procurador será a nível de convocação.  

Na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, após o período do Carnaval, será a oitiva do vice-prefeito Robert Rios (Sem partido). A oitiva será em caráter de convite, uma vez que o Legislativo não pode convocar um membro eleito ao Executivo. Assim, Robert Rios pode optar por ir ou não para a audiência. 

Foi o vice-prefeito quem ascendeu a discussão no Legislativo ao protocolar na Câmara uma denúncia com informações de uma auditoria feita pela Controladoria acerca de pagamentos sem o devido empenho pela FMS. 

Todas as oitivas tem a previsão de ocorrer às 9h, após a sessão. 

Ainda conforme o cronograma estabelecido pelos vereadores, as segundas e sextas-feiras serão dedicadas à visitas aos órgão de Controle. A primeira diligência será realizada no Ministério Público do Piauí (MP). Outros órgãos e entidades como Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e Sindicado dos Médicos também será consultados. 

“Fizemos hoje essa primeira reunião, onde estabelecemos um cronograma e definimos as oitivas. Será uma comissão bem trabalhada e ampla e, com certeza, a sociedade terá respostas”, declarou o relator Leonardo Eulálio. 

Foto: Arquivo Cidade Verde

INVESTIGAÇÃO SERÁ "CLARA E PRECISA"

O presidente da Comissão Especial, Deolindo Moura (PT), afirmou que na próxima quarta-feira (15) um projeto de resolução com a deliberações sobre o “modus operandi” da comissão será apresentado e votado em sessão. A partir de então, a equipe técnica passará a enviar os ofícios. 

Deolindo Moura disse que comissão terá o prazo de 90 dias para concluir a elaboração do relatório. “Mas, queremos concluir o mais rápido possível, no máximo, em dois meses”, destacou. 

O presidente acrescentou que os trabalhos da comissão serão realizados de forma democrática e poderão, inclusive, ser acompanhada por membros da sociedade.   

“A comissão já tem uma linha de trabalho. Será aberta com a participação de quem quiser, com tudo gravado e taquigrafado. Queremos tudo claro e preciso. Não vamos fazer aqui uma caça às bruxas, mas também não deixaremos a população sem respostas”, disse. 

Foto: Arquivo Cidade Verde

COMPOSIÇÃO 

A Comissão é formada por Deolindo Moura (presidente), Leonardo Eulálio (relator) e pelos membros Ismael Silva (PSD) e Luiz Lobão (MDB), ligados à oposição, e Roberval Queiroz, Bruno Vilarinho (PTB) e Gustavo de Carvalho (PSDB).


Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: