Cidadeverde.com

Defesa Civil cria guia com orientações em caso de chuvas durante Carnaval em Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A possibilidade de chuvas durante o Carnaval, aliada a expectativa de milhares de pessoas para a folia na capital piauiense, acende o alerta em decorrência das chuvas na cidade. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Defesa Civil (SEMDEF), orienta a população teresinense quanto aos cuidados em períodos de chuvas durante o Carnaval na cidade.

É importante seguir as dicas de segurança para evitar transtornos como contaminação, curto-circuito, enchentes e deslizamentos. Se o conselho para quem vai curtir o Carnaval na capital, a dica para aqueles que vão passar a folga prolongada em Teresina é pegar as capas de chuva ou guarda-chuvas.

Orientações para a população no período de chuvas: 

  • Não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;
  •  Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico;
  •  Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos; Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos;
  • Dirija com segurança na chuva. Verifique os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus;
  • Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem;
  • Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente;
  • Se estiver na rua, não permaneça em áreas descobertas. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas e evite topos de morros e prédios.

Antes da chuva
Consulte sempre os alertas meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Em caso de acidentes causados por precipitações, como alagamentos, descargas elétricas e deslizamentos, é preciso que os moradores avisem a Defesa Civil, pelo 199. O contato pode ser feito também com o Corpo de Bombeiro pelo número 193.

 

Da Redação
[email protected] 

 


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais