Cidadeverde.com

Empresa que ganhou licitação para administrar ginásio Verdão por 20 anos desiste do contrato

Imprimir
  • _MG_5951.jpg Arquivo/Cidadeverde.com
  • _MG_5949.jpg Arquivo/Cidadeverde.com
  • _MG_5933.jpg Arquivo/Cidadeverde.com
  • _MG_5930.jpg Arquivo/Cidadeverde.com
  • _MG_5928.jpg Arquivo/Cidadeverde.com
  • _MG_5913.jpg Arquivo/Cidadeverde.com

A empresa Sistema Integrado de Mídias (SIM), concessionária que estava responsável pela administração do ginásio Verdão pediu a extinção do contrato de 20 anos, após quatro anos de administração.

Ao Cidadeverde.com a empresa afirmou que pediu a extinção do contrato de forma amigável diante de vários problemas que apareceram, entre eles está o estacionamento, que deveria ter sido liberado para a empresa, mas que continuou sendo usado pelos vendedores de veículos que ficam na região.

Outro problema apontado pela empresa é a falta de segurança, pois o ginásio passou por vários arrombamentos com o registro de cinco boletins de ocorrência.

“Desde o início houveram uma série de circunstâncias que afetaram a execução do contrato, como, por exemplo, a área do estacionamento que nunca foi liberada pelos vendedores de veículos que ali frequentam, o vandalismo que cerca a cidade de Teresina, que de fato é um fator que tem prejudicado consideravelmente, uma vez que existe 5 boletins de ocorrência registrados, por arrombamentos seguidos de roubos, dentre tantos outros motivos”, explicou a concessionária em nota.

A empresa afirmou que espera que toda a situação seja resolvida de forma amigável. “Diante disto, esta Concessionária solicitou a extinção amigável do contrato, que está sendo devidamente operacionalizada pelo Poder Concedente. Sem mais para o momento, reafirmamos a transparência em todo processo de dissolução contratual”, destacou.

Fundespi se manifesta

O contrato da empresa SIM foi firmada com o Governo do Piauí, por meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi). 

Em nota, a fundação afirmou que todas as obrigações com a Arena Verdão, inclusive a questão da segurança, são de responsabilidade da empresa.

Destacou ainda que o processo de extinção do contrato deve ocorrer de forma amigável, e pontuou que a chegada da pandemia acabou atrapalhando o projeto que estava sendo idealizado para o local.

“O Estado e a concessionária estão em processo de entrega amigável do ginásio, devido à impossibilidade de execução do projeto idealizado pela mesma por conta da pandemia de Covid-19”, afirmou a fundação em nota.

Arquivo Cidadeverde.com

O contrato

Quando o contrato de concessão pública foi assinado em 2019 estavam previstos investimentos no valor de mais de R$ 6 milhões ao longo de 20 anos, para garantir a reforma e manutenção da estrutura do local.

Só que em 2020 aconteceu a pandemia da Covid-19, o que impossibilitou a utilização do espaço para a realização da prática esportiva. O espaço acabou sendo utilizado para a implantação do Hospital de Campanha, que funcionou por quatro meses e ajudou no tratamento de 500 piauienses. Devido à pandemia, o local ficou fechado por mais de um ano e meio. 

Em outubro de 2022 o local ainda passou por um problema estrutural, após parte de sua cobertura ter sido arrancada pelos ventos durante uma forte chuva que atingiu a capital piauiense.

Nos últimos anos o local tem sido utilizado mais para a realização de pequenos eventos.

Confira a nota da empresa SIM na íntegra:

A SPE ARENA ESPORTIVA VERDÃO S.A, concessionária responsável pela Arena Verdão, celebrou em 2019 Contrato com o Estado do Piauí, por intermédio da Fundação dos Esportes do Piauí – FUNDESPI, para Modernizar e Administrar a Arena Verdão. Uma parceria que gerou frutos diante da pandemia Covid – 19, tendo lá sido um dos maiores polos de saúde na época.

Para tanto, desde o início houveram uma série de circunstância que afetaram a execução do contrato, como por exemplo, a área do estacionamento que nunca foi liberada pelos vendedores de veículos que ali frequentam, o vandalismo que cerca a cidade de Teresina, que de fato é um fator que tem prejudicado consideravelmente, uma vez que existe 5 boletins de ocorrência registrados, por arrombamentos seguidos de roubos, dentre tantos outros motivos.

Diante disto, esta Concessionária solicitou a extinção amigável do contrato, que está sendo devidamente operacionalizada pelo Poder Concedente.

Sem mais para o momento, reafirmamos a transparência em todo processo de dissolução contratual.

Confira a nota na Fundespi na íntegra:


O ginásio Verdão sofreu um processo de concessão pública e todas as obrigações para com o estádio são de responsabilidade do concessionário, inclusive a segurança. O Estado e a concessionária está em processo de entrega amigável do ginásio, devido a impossibilidade de execução do projeto idealizado pela mesma por conta da pandemia de COVID-19.

A Secretaria de Administração também se manisfestou através de nota: 

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que o pedido de rescisão de contrato da empresa Sistema Integrado de Mídias (SIM), responsável por administrar o Ginásio Verdão, foi recebido e está em análise.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais