Cidadeverde.com

Brasil bate EUA no jogo final das Eliminatórias e vai à Copa do Mundo de Basquete

Imprimir

O sofrimento e a apreensão vividos pela seleção brasileira de basquete desde a derrota para Porto Rico na quinta-feira se dissipou neste domingo, em Santa Cruz do Sul. 

Brasil x Estados Unidos - Eliminatórias Mundial - Foto: Reprodução twitter CBB

Com ótimas atuações de Yago e Bruno Caboclo, a equipe comandada pelo técnico Gustavo de Conti bateu os Estados Unidos por 83 a 76, pelo último jogo das Eliminatórias, e conseguiu a classificação para a Copa do Mundo de Basquete, que será disputada em agosto, na China.

A vitória era o único resultado que interessava para conseguir a vaga. Se tivesse perdido, o Brasil precisaria de derrotas de México e Colômbia para se classificar, mas os mexicanos venceram o Uruguai. 

Ou seja, o revés significaria a seleção brasileira fora da Copa do Mundo de Basquete, o que seria inédito na história. O resultado deixou o time em quarto lugar do Grupo F, com oito vitórias em doze jogos.

O Brasil passou a maior parte do primeiro quarto em desvantagem no placar, mas soube se comportar bem e conseguiu reagir, muito em razão das jogadas em velocidade de Yago, que deu trabalho para os americanos. 

Foi uma ponte aérea dele, finalizada com enterrada de Caboclo, que permitiu à seleção brasileira ficar à frente pela primeira vez, por 17 a 16 faltando dois minutos para o fim da parcial inicial.

Yago também foi o responsável por fechar o quarto, ao acertar uma bola de três e colocar 22 a 16 no marcador.

Os americanos custaram para voltar a pontuar. Bem defensivamente, o Brasil abriu 27 a 16 nos primeiros momentos do segundo quarto antes de os Estados Unidos converterem um lance livre. 

Chegou a abrir nove pontos de diferença e conseguiu fechar o tempo com parcial de 39 a 35, depois de alguns momentos mais tensos de reclamação contra a arbitragem por não marcação de falta. Muitos protestos também foram ouvidos das arquibancadas

No terceiro período, a situação começou a complicar e os EUA conseguiram a virada por 42 a 41. Caboclo voltou a colocar os brasileiros na frente, só que os americanos viraram novamente. 

Quando o placar desfavorável era de 50 a 46, Yago acertou duas bolas de três seguidas e devolveu a vantagem ao time da casa, com 52 a 50 no marcador.

A consolidação do triunfo parcial veio com boas participações de Caboclo, Bruno Hettsheimeir e Yago. Assim, o penúltimo quarto terminou com 62 a 54 favoráveis à equipe de Gustavo de Conti.

O período final chegou a ter uma diferença de 11 pontos para o Brasil, mas cinco ataques sem pontuar deixaram a seleção americana se aproximando e diminuindo para cinco.

Apesar disso, não foi ultrapassado em nenhum momento, voltou a conseguir diferenças maiores, inclusive uma de nove pontos na reta final, e fechou a vitória por 81 a 74.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais