Cidadeverde.com

Conheça os 8 melhores leitores de PDF

Imprimir

 

Você há de concordar: os melhores leitores de PDF  fornecem uma maneira fácil não apenas de ler arquivos PDF, mas também incluem recursos adicionais, como edição, anotação e até assinatura.

Embora o ato de simplesmente abrir um PDF como um arquivo somente leitura seja simples - você pode fazer isso usando seu navegador favorito - editar, alterar ou converter um exigirá um leitor de PDF dedicado. 

Para ajudá-lo a encontrar o melhor para o que você precisa, destacamos oito dos melhores leitores de PDF gratuitos para Windows e Mac. Analisamos sua capacidade de lidar com arquivos grandes, funcionalidade de armazenamento, compatibilidade do sistema operacional, recursos de bônus e muito mais.

O que é um leitor de PDF?

PDF significa Portable Document Format, um formato de arquivo comumente usado porque é fácil de imprimir e compartilhar. E se você deseja abrir um documento PDF hoje em dia, a primeira solução que vem à mente são os navegadores da Web, a maioria dos quais agora possui um leitor de PDF embutido. Obviamente, isso reduziu a necessidade de um leitor de PDF dedicado ou software de visualização de PDF. No entanto, recursos como assinatura digital, preenchimento de formulários, anotações etc. ainda são necessidades que exigem um software avançado de leitor de PDF.

Para ler esses arquivos ou documentos PDF, você precisa baixar um leitor de PDF. E, como o próprio nome sugere, um leitor de PDF é um aplicativo usado para abrir e ler um arquivo PDF. É simples assim! 

Existem dois tipos dominantes de aplicativos de leitura de PDF. O primeiro é para uso comercial e profissional. Eles permitem que você faça coisas como abrir PDFs, preenchê-lo se for um formulário, assinar seu nome, anotar e outros recursos semelhantes. Eles são mais úteis para profissionais de negócios, estudantes ou qualquer pessoa que preencha formulários e os envie de volta por e-mail ou online. 

O outro tipo de leitor de PDF é para uso recreativo. Muitas pessoas formatam ebooks em formato PDF. Um leitor de PDF adequado para livros inclui recursos como suporte para capítulos, modo de leitura, vários modos de rolagem e outros recursos semelhantes. 
Para ajudar você a fazer uma boa escolha sobre o melhor aplicativo, criamos essa lista com 8 opções interessantes. Nossa lista também vai contemplar a melhor alternativa ao instalador offline do Adobe Reader:

1 - PDFelement

O PDFelement permite muito mais do que a mera leitura de arquivos, com ele você pode fazer anotações, assinatura digital, edição, mesclagem de arquivos PDF, entre outros.Ele tem uma interface intuitiva e fácil de usar, que atende usuários iniciantes e profissionais. Seus recursos permitem uma série de funções, todas dedicadas a arquivos de PDF. Além disso, ele é econômico, já que possui versões gratuitas disponíveis em smartphones Apple e Android, onde você pode digitalizar, editar e converter PDFs. Ele é uma das melhores alternativas ao Adobe Reader.

2 -  Adobe Acrobat Reader DC

Ele é um leitor de PDF gratuito compatível com a maioria dos sistemas operacionais e vários dispositivos. Ele permite visualizar, ler, comentar e compartilhar PDFs e lida facilmente com a abertura de vários arquivos de uma só vez sem o risco de travar.

Um recurso interessante do Adobe Acrobat Reader DC é que ele possui um modo de conversão de texto em fala que permite ler seus textos em voz alta e guiá-lo junto com documentos difíceis de ler. O Adobe Reader ainda oferece diferentes modos de leitura, realce de texto, adição de notas, preenchimento de formulários, assinaturas digitais, adição de carimbos, etc. O leitor de PDF gratuito da Adobe para Windows também suporta uma visualização com guias, o que significa que você pode abrir vários arquivos PDF simultaneamente.

Infelizmente, o lado negativo é que você vê vários botões 'experimentar agora' para você usar ferramentas poderosas, mas depois é solicitado a desembolsar algum dinheiro para realmente usá-las, há até um 'botão de teste por 7 dias'. Se você pode ignorar isso, é uma ótima ferramenta, mas existem outras menos intrusivas por aí.

3 - Xodo PDF Reader

O Xodo é provavelmente o melhor leitor de PDF totalmente gratuito. Ele possui carregamento rápido e navegação suave. Você também pode preencher formulários PDF, assiná-los e salvar sua assinatura para uso futuro. Ele também tem suporte para anotações, marcadores, armazenamento em nuvem, gerenciamento de arquivos e muito mais. Você pode até fazer anotações em PDFs em branco, se realmente quiser. Ele tem um número surpreendentemente bom de recursos, considerando que é gratuito, sem compras no aplicativo. 

4 - Sumatra PDF

O Sumatra começa interessante porque ele suporta vários atalhos de teclado para ajudá-lo a navegar rapidamente e melhorar sua experiência de leitura. O Sumatra também vem com visualização fácil de documentos LaTeX e você pode configurar diferentes editores de texto para integrar o Sumatra. O visualizador de PDF gratuito também suporta a execução no modo restrito. Se você é um leitor ávido com uma coleção de E-books, você vai gostar desse programa já que ele tem código aberto projetado para ajudar com PDFs e E-books de todos os tipos. Ele também permite que você crie facilmente sua própria biblioteca digital personalizada dentro do aplicativo.

5 -   Google Drive

Assim como seu navegador, o Google Drive é outra maneira de abrir um arquivo PDF sem ferramentas externas. No entanto, o que ele oferece é um leitor de PDF online que contém recursos básicos, como impressão de PDF, download e permite encontrar conteúdo no documento. Você pode simplesmente escolher a opção de abrir um PDF via Google Docs e converter esse PDF em um formato de documento editável.

Você também pode conectar aplicativos externos do Chrome a este leitor de PDF e estender sua funcionalidade. No geral, pode se tornar uma ótima alternativa aos visualizadores de PDF tradicionais se você armazena principalmente documentos no Google Drive.

6 - Slim PDF

O leitor de Slim PDF é um programa notoriamente pequeno – apenas 15 MB – o que faz com que ele seja rápido, ágil e fácil de usar. Ele tem um design muito intuitivo, simples e livre de distrações. Ele permite que você leia, visualize e até imprima seus arquivos PDF. A desvantagem é que o Slim PDF é bastante básico. Você pode pesquisar e girar documentos, mas é só isso. Não há ferramentas para assinar, preencher, comentar ou destacar, muito menos vários modos de leitura. Embora haja uma opção de menu para converter um PDF em um documento do Word, isso requer outro download de software.

7 - Javelin PDF Reader

Esse programa vem com toda a funcionalidade básica de leitura de PDF necessária para concluir as tarefas diárias. A interface geral é super limpa e você pode escolher entre a maioria dos modos de leitura comuns, como tela cheia, contínua, lado a lado, etc.

8 -  PDF-XChange Editor

Com o PDF-XChange Editor, é possível alterar o texto em documentos PDF criados anteriormente, excluí-lo, movê-lo e formatá-lo. Além disso, a opção de mover, ampliar ou excluir os gráficos é possível com o PDF-XChange Editor. Ele oferece recursos padrão como ler, visualizar, criar, anotar, salvar imagens, imprimir e adicionar assinaturas, notas e textos no arquivo PDF. O que torna o PDF XChange Editor único é que vem com a ferramenta Optical Character Recognition (OCR), que digitaliza e reconhece o texto em documentos impressos e fotocópias e ajuda na edição e conversão em documentos pesquisáveis. Ele ainda permite formatar o texto e convertê-lo em diferentes fontes.

Agora é sua hora de escolher!

Como deu para perceber, é claro que dependendo do seu uso e necessidades, suas escolhas podem adiar. Por exemplo, você pode precisar de um leitor de PDF de código aberto ou gratuito ou pago com mais recursos. Escolha o que faz mais sentido para você.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais