Cidadeverde.com

Alimentação é aliada no tratamento da endometriose; entenda

Imprimir

 

Foto: Freepik


Manter hábitos alimentares saudáveis está entre as indicações de práticas para amenizar os desconfortos e dores provocadas pela endometriose. A correlação, de acordo com a ginecologista Maria Luisa Mendes Nazar, está na capacidade de alguns alimentos interferirem de forma positiva na inflamação na região pélvica.

“A endometriose é uma doença benigna. Ela se caracteriza pela presença de células do endométrio fora da cavidade endometrial- tecido que descamaria na menstruarão. As mulheres com esse problema podem ter focos de endometriose no ovário, na bexiga ou no intestino, o que pode desenvolver inflamação e, consequentemente, dor”, explica a especialista.

Com o intuito de atenuar esse desconforto, a médica reforça que é preciso dar preferência ao consumo de alguns alimentos e excluir outros, a fim de não intensificar o quadro inflamatório. “É recomendado que as mulheres com esse quadro incluam na sua rotina fibras e frutas, além de muita água. Na contramão, o ideal é evitar o consumo de carne vermelha, de leite e de alimentos gordurosos”, exemplifica.

Apesar da grande importância que tem, a boa alimentação não exclui o acompanhamento médico e a adoção de recursos terapêuticos convencionais para lidar com o quadro ocasionada pela doença. De acordo com a ginecologista, de maneira geral, o primeiro passo é o tratamento clínico com o uso de medicamentos e interrupção da menstruação, e nos casos mais graves, a alternativa cirúrgica.

“Apesar de ser uma doença crônica o tratamento adequado permite à mulher uma melhora significativa, com maior qualidade de vida e controle dos sinais da endometriose”, conclui.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais