Cidadeverde.com

Nova maternidade deve ser entregue em outubro deste ano, diz secretário de Saúde

Imprimir
  • maternidade_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_3.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_4.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_5.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_6.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_7.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_8.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_9.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • maternidade_10.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, afirmou que a nova maternidade Evangelina Rosa, que está sendo construída na Avenida Presidente Kennedy, deve ser entregue em outubro deste ano. Ele visitou a nova unidade de saúde com uma comissão da Assembleia Legislativa formada pelos deputados Franzé Silva, Dr. Vinícius, Henrique Pires e Ziza Carvalho.

Segundo o secretário, mais de 95% da obra está pronta e falta encerrar a parte dos acabamentos, o que deve ocorrer até julho. Logo depois inicia o treinamento e em outubro deve ocorrer a abertura.

"A obra está em estágio muito avançado, os maquinários, a maioria já está aqui no prédio, a parte de mobiliário já está aqui, mas tem alguns ajustes para serem feitos na obra na parte do subsolo que demora mais. A provável abertura é em outubro desse ano", explicou.

Os profissionais que trabalham na atual maternidade vão ser transferidos para a nova, e pelo menos mais 500 funcionários devem ser contratados pela Reabilitar, que é a responsável pelo gerenciamento.

"Houve uma lei na Assembleia que aprovou a permissão de uma organização social gerenciar a maternidade, então a Reabilitar foi contratada e são eles que vão tratar disso, mas um estudo realizado há dois meses, são cerca de 500 pessoas a mais, mas são pessoas com vários cargos, então pelo menos 500 pessoas a mais", informou Antônio Luiz.

A nova maternidade Dona Evangelina Rosa terá 280 leitos e 95 Unidades de Terapia Intensiva. Ainda será analisado para saber o que vai acontecer com o antigo prédio, localizado na Avenida Higino Cunha.

O secretário disse ainda que a capacidade de atendimento vai aumentar em pelo menos 100%. "Em termo de UTI, basicamente vai aumentar em 50%, mas a parte ambulatorial é muito grande e a qualidade do serviço é muito grande. Não é só aumentar a quantidade, mas a qualidade, a redução de infecção hospitalar, teremos tecnologia de ponta, na sala de cirurgia teremos sala de impressão negativa que impede de entrar bactérias, então a quantidade é maior, e a gente estima que todos os serviços juntos dá cerca de 100% a mais do que a atual maternidade", afirmou.

A visita foi acompanhada pelo deputado Franzé Silva, presidente da Alepi, que informou que o legislativo está à disposição para ajudar a secretaria em relação à obra.

"Nós fizemos algumas ações dentro da Assembleia Legislativa, inclusive na questão da gestão, mudando leis para que a gente pudesse agilizar a abertura desse importante unidade de saúde. Hoje a comissão veio para acompanhar e saber o período que está sendo trabalhado para chegar em outubro e ser inaugurado. Colocamos a Assembleia a disposição, caso haja necessidade de mudança de alguma legislação ou através de empréstimo para qualquer novo investimento", informou Franzé Silva.

 

Flash Bárbara Rodrigues 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais