Cidadeverde.com

Policial que se recusar a registrar BO no Piauí poderá ser demitido, diz secretário

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O governo do estado prepara um projeto de lei que irá punir os policiais civis que se eximirem do seu dever durante o exercício de suas funções. Crescem as denúncias sobre policial recusando a registrar Boletim de Ocorrência (BO) nas delegacias. A ideia da Secretaria de Segurança é dá resolutividade nos distritos e melhorar o acesso da população junto aos órgãos de segurança.

O secretário Estadual de Segurança, Chico Lucas, informou que se o projeto de lei for aprovado na Assembleia Legislativa, o policial que se recusar a registrar boletim de ocorrência pode ser demitido. A decisão foi anunciada durante lançamento de um pacote de medicas contra a criminalidade no Palácio de Karnak. 

“Há uma dificuldade [em registrar um BO] e a gente está aqui transformando em processo. O Estado tem algumas deficiências e carências, mas, muitas vezes, alguns maus policiais não faziam o registro da ocorrência. A partir de hoje, com o projeto de lei sendo aprovado, esses policiais que se recusarem registrar boletim de ocorrência poderão ser demitidos, antes só eram advertidos”, destacou o secretário. 

Para melhorar o auxiliar nesse processo, a Secretaria de Segurança também anunciou a possibilidade de registrar BOs através do WhatsApp. A pasta ainda divulgará quando o serviço estará à disposição da população, mas já adiantou a medida ao Cidadeverde.com

“[O cidadão] vai conversar com um robô [durante o registro do boletim de ocorrência]. Se o robô perceber a necessidade de interação humana, o cidadão recebe uma ligação. Vai ser o primeiro do Brasil”, explicou Chico Lucas. 

A ideia é descentralizar o registro de ocorrências, para que a Segurança possa estar mais próxima da realidade da população. Será criada ainda uma Central de Registro de Boletim de Ocorrências, onde qualquer cidadão poderá registrar a ocorrência”, acrescentou Chico Lucas. 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais