Cidadeverde.com

Diabetes tipo 2: Conheça os sintomas e a formas de tratamento

Imprimir


Foto: Pixabay

 

O diabetes tipo 2 desenvolve-se quando o corpo produz insulina, mas ela é insuficiente para as necessidades daquela pessoa. Esse tipo corresponde a grande parte dos casos da doença. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, mas pode afetar adultos mais jovens e até crianças.

Além disso, conforme explica a endocrinologista Jamilly Drago, grande parte dos pacientes com diabetes do tipo 2 também tem síndrome metabólica, isto é, um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica, como alteração do colesterol, obesidade, obesidade abdominal e hipertensão.


Sintomas do diabetes tipo 2

Por ser uma doença silenciosa, o paciente pode passar anos sem descobri-la. “Eventualmente, quando o diabetes está muito descompensado, os sintomas podem surgir: excesso de urina (poliúria), fome exagerada (polifagia), sede exagerada (polidipsia) e perda de peso”, explica a endocrinologista Lorena Lima.


Grupos de riscos

Embora o diabetes tipo 2 esteja relacionado com maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse da vida urbana, qualquer pessoa pode ser surpreendida pela doença Apesar dos fatores de risco incluírem a obesidade para o desenvolvimento da doença, há também o histórico familiar, como pais ou irmãos com diabetes, história de diabetes gestacional e tabagismo


Riscos do diabetes tipo 2

O diabetes exige disciplina do paciente para controlá-lo. “Se não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia (podendo levar à cegueira), nefropatia (podendo levar à necessidade de hemodiálise), neuropatia (dores crônicas nos pés como queimação e pontadas), pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros”, alerta Lorena Lima.


Como prevenir o diabetes

Como não há sintomas, é importante realizar exames para detectar a doença precocemente e prevenir complicações. “Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados mantendo o peso dentro dos valores normais, tendo hábitos alimentares saudáveis e praticando atividades físicas regularmente”, recomenda a médica Lorena Lima.


Tratamento para o diabetes tipo 2

O tratamento do diabetes tipo 2 inclui uma vida saudável com exercícios físicos e dieta equilibrada. Além disso, também há medicamentos que podem ser recomendados pelo médico. “No entanto, eventualmente o diabetes tipo 2 pode ter grande dificuldade de controle da glicemia, necessitando do uso de insulina”, alerta Lorena Lima.


Cuidados permanentes e acompanhamento médico

Os cuidados com a doença devem ser constantes e o paciente deve sempre seguir a orientação médica. Não existe cura para o diabetes, mas pode-se alcançar o controle e a pessoa voltar a ter níveis normais de açúcar no sangue. Contudo, isso não significa que a doença foi extinta.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais