Cidadeverde.com

Governador diz que Chico Lucas tem “total autonomia” e pede união contra a violência

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com


O governador Rafael Fonteles (PT) garantiu nesta sexta-feira (3) em seu discurso no Palácio de Karnak que o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas terá “total autonomia” para adotar medidas contra o crime organizado no estado. 

A fala do governador é em apoio ao secretário de Segurança que terá que adotar medidas duras para solucionar os problemas nas delegacias e no combate a criminalidade no Piauí. 

“Chico Lucas terá autonomia total”, garantiu por duas vezes o governador em sua fala ao lançar um “pacote” de medidas com criação de delegacias especializadas em facções criminosas e apresentação do novo organograma da Secretaria de Segurança. 

Atos violentos inaceitáveis

Para o governador é “difícil” e “complexo” o combate a violência. Rafael Fonteles lembrou que o Piauí é um dos estados do Nordeste menos violento, no entanto, classificou como “inaceitáveis” os números registrados no estado. 

“Ainda somos o estado menos violento do Nordeste, mas o número de atos violentos é inaceitável, permanece inaceitável”, disse o governador. 

Em sua fala, ele ressaltou que acompanha diuturnamente os dados de violência no estado. Rafael Fonteles informou que o mapa pontuou que são 25 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes. “Queremos reduzir para a metade e ter um padrão razoável de 12 a 13, ideal seria abaixo de 10”, disse o governador. 

Desigualdade extrema

De acordo com Rafael Fonteles, a questão da violência é resultado da desigualdade social e por isso é preciso trabalhar uma rede de proteção social. 

“Quando se vê o ranqueamentos dos estados, nitidamente, os estados mais violentos são mais desiguais com raras exceções. É uma linha que divide praticamente dois Brasis em termo de índice de violência. O Brasil é desigual como um todo, mas nos lugares mais desiguais você tem mais violência e não posso falar de segurança pública sem falar de proteção social que tem que andar juntas pra resolver o problema a longo prazo”, disse Rafael. 

União de forças

O governador pediu a união de todas as instituições para reduzir os índices de criminalidade no estado. Fonteles conclamou a Justiça estadual, o Ministério Público, Defensoria, as Policias, associações e as entidades da sociedade para encontrar soluções para reduzir os índices de crimes.

“Como governador peço apoio de todos os poderes e da sociedade nessa luta para reprimir fortemente à criminalidade e levar o braço social do Estado a essas comunidades mais violentas. Os crimes, 90% tem a ver com drogas e arma. E os objetos furtados, notadamente celulares e veículos também tem a ver com o financiamento das drogas e armas. Por isso, o trabalho da polícia, não estou querendo ensinar ninguém aqui, mas como governador tenho que entender de tudo, é importante o mapeamento e pegar os receptadores”.

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais