Cidadeverde.com

Manifestantes liberam Av. Marechal após protesto unificado por ônibus em Teresina

Imprimir
  • protesto_1.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_2.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_3.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_4.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_5.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_6.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_7.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_8.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_9.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_10.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_11.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_12.jpg Nataniel Lima e Renato Andrade/Cidadeverde.com

Matéria atualizada às 10h10

Representantes dos comerciários, cadeirantes, líderes comunitários, motoristas de ônibus e movimento estudantil estão em frente à Câmara Municipal de Teresina protestando contra a falta de transporte coletivo na capital. As entidades queimaram pneus e fecharam a avenida Marechal Castelo Branco e o trânsito ficou parado nos dois sentidos. Houve princípio de tumulto com a chegada do Corpo de Bombeiros, que quis apagar as chamas. As entidades realizam ato unificado. 

Ao Cidadeverde.com, Tina Lima, presidente da Associação dos Carroceiros afirmou que a entidade se juntou ao movimento dos motoristas e cobradores de ônibus porque a cidade vive um caos no transporte público. 

“Queremos o impeachment desse prefeito. Teresina não tem mais prefeito. Nos solidarizamos com os trabalhadores do coletivo e também aproveitamos para cobrar o que ele nos prometeu lá atrás: auxílio para que não trabalhássemos aos finais de semana e até agora nada”, disse Tina Lima.

Jarbas Carvalho, membro da Comissão do Transporte Público, informou que as entidades terão uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), nesta segunda (06) para tratar sobre a temática do transporte público. 

“Estamos sofrendo com essa situação no transporte coletivo em Teresina. Vamos conversar com Franzé em relação ao transporte público e para falarmos sobre o metrô, que também é essencial. Vamos pedir para que eles façam a expansão do metrô, que vá para zona Sul, Leste. Que estudem essa viabilidade”, destacou Jarbas.

O presidente do Sintetro pediu ainda que a Prefeitura não sacrifique animais de carroceiros resgatados. 

“A carroça pode ser o futuro transporte público de Teresina. Não querem resolver o problema do transporte convencional e sim ganhar tempo e enrolar nossa categoria e a população”, criticou Cardoso.

Carla Célia participou do ato e falou dos desafios da pessoa com deficiência para se locomover em Teresina. 

“Queremos o impeachment desse prefeito inapto que está aí. Nós, pessoas com deficiência, estamos sofrendo muito com todo esse descaso. Nós queremos acessibilidade e transporte eficiente”, destacou Carla Cleia. 

“Não estamos pedindo nada, estamos exigindo que nossos impostos sejam colocados para o que é necessário e para a organização da cidade. Transporte público é prioridade e uma política pública para qualquer cidade”, acrescentou Cleia.

Por volta das 9h50, os manifestantes liberaram um trecho da avenida Marechal Castelo Branco, sentido Norte-Sul. Antes, os manifestantes rezaram um Pai Nosso e Ave Maria em agradecimento ao ato unificado.

Greve no coletivo 

Já o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, relatou à reportagem que a categoria está em estado de greve. A categoria terá uma reunião com o secretário de governo de Teresina na terça e poderão deflagrar greve na quarta. 

“Já entramos em estado de greve. Pode ser que a gente entre de greve na quarta-feira, caso o secretário de governo não apresente uma solução para nossa categoria e sociedade”, garantiu Cardoso.

Matéria publicada às 8h

Diversas entidades protestam na manhã desta segunda-feira (06), na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por transporte público de qualidade.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes (Sintetro), Claudio Gomes, ressaltou que a principal reivindicação da categoria é a assinatura da convenção coletiva que garante os benefícios para os trabalhadores como plano de saúde e ticket alimentício.

“A gente quer transporte de qualidade para a população. A gente está reivindicando um convenção coletiva desde outubro do ano passado e até agora o Setut não se manifestou. Graças a Deus a população acordou e está se unindo ao sindicato justamente pra que a gente possa conseguir nossos objetivos e um deles é a convenção coletiva onde garante ticket alimentício, salário digno, plano de saúde, são benefícios que os trabalhadores perderam durante a pandemia”, explica Claudio Gomes.

Foto: Ascom/Sintetro

Na avenida Marechal Castelo Branco, além dos motoristas e cobradores dos ônibus, outras entidades como a Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascante), associações de moradores dos bairros, líderes comunitários, Associação dos Carroceiros de Teresina, e outros sindicatos reforçam a mensagem do Sintetro e pedem melhorias nos serviços públicos essenciais. 

Claudio Gomes acrescentou ainda que a manifestação deve seguir até a Avenida Frei Serafim onde um trecho do local será interditado.

O secretário de comunicação do Sintetro também informou que a categoria deve se reunir com a Prefeitura de Teresina amanhã (07).

“Terça-feira vai ter uma assembleia onde o secretário de governo da prefeitura convocou a categoria e ele mesmo quer passar a mensagem do prefeito Dr. Pessoa. Então para a gente vai ser uma novidade porque nenhuma pessoa da prefeitura tenha vindo até o Sindicato e a gente espera que ele traga uma boa notícia”, disse.

 

 

Flash Nataniel Lima e Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais