Cidadeverde.com

Após caso de jóias, Bolsonaro deve adiar volta dos EUA novamente

Imprimir

Foto: Allan Santos/ PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sido aconselhado a adiar a volta dos Estados Unidos após a revelação da retenção pela Receita Federal de joias avaliadas em R$ 16 milhões.

Os acessórios seriam um presente do governo da Arábia Saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Seus aliados defendem que é melhor aguardar os desdobramentos das investigações na PF (Polícia Federal), que deve ouvir o ex-ministro Bento Albuquerque e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, auxiliar próximo da família.

Caso retorne ao Brasil em março, como anunciado, será alvo fácil de opositores e integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação é de que as explicações dadas até o momento não foram suficientes para afastar o desgaste político do episódio.

O entorno do ex-presidente acredita, inclusive, que os fatos tenham sido revelados agora por motivação política. As informações vieram à tona às vésperas do encontro de Bolsonaro com o ex-presidente americano Donald Trump e do Dia Internacional da Mulher, quando Michelle poderia organizar alguma agenda de destaque.

Nesta segunda-feira (6), o ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal para investigar a entrada das joias no Brasil.

Em ofício endereçado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Dino afirmou que as tentativas de entrada com os artigos de luxo sem declaração ao Fisco "podem configurar crimes contra a administração pública tipificados no Código Penal".

 

Fonte: JULIANA BRAGA, Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: