Cidadeverde.com

FMS confirma caso de influenza H1N1 e alerta para volta do vírus em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou nesta quarta-feira (8) um diagnóstico positivo da Influenza H1N1 em Teresina, que não registrava casos da doença desde 2020. Por conta disso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) alerta para o retorno da circulação do vírus na cidade. 

O caso foi detectado em um paciente atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Satélite, na zona Leste da capital, com quadro de insuficiência respiratória aguda no último dia 08 de fevereiro. Ele recebeu alta após apresentar melhora clínica depois de 11 dias de hospitalização, mas antes disso foi submetido a um teste swab nasofaríngeo.

O resultado do exame foi comunicado pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) na última sexta-feira (3), que realizou testes em 101 amostras coletadas no mês de fevereiro. 

Antes disso, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) da FMS sinalizou um aumento das internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Teresina, na 6ª semana epidemiológica de 2023 (05 a 11 de fevereiro). 

Embora o cenário não tenha correspondência com aumento de casos confirmados ou de positividade de testes para Covid-19, o Cievs emitiu um alerta para o retorno da circulação do vírus H1N1 e reforçou medidas que devem ser tomadas. 

Entre as ações está a necessidade de coleta de amostras de swab nasofaríngeo em todos os pacientes internados por SRAG na rede pública ou privada, para realização de testagem ampla para vírus respiratórios no Lacen-PI. 

Quais os principais sintomas?

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça.

Adulto - O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.

Criança - A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Idoso - quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como:

  • Calafrios;
  • Mal-estar;
  • Cefaleia;
  • Mialgia;
  • Dor nas juntas;
  • Prostração;
  • Secreção nasal excessiva

Podem ainda estar presentes na gripe (influenza) os seguintes sinais e sintomas:

Diarreia;
Vômito;
Fadiga;
Rouquidão;
Olhos avermelhados e lacrimejantes

Como prevenir?

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

 A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.

Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Breno Moreno (Com informações da FMS)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais