Cidadeverde.com

Alexandre de Moraes determina soltura de 149 mulheres detidas nos atos golpistas

Imprimir

Foto: Eduardo F S Lima/Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta 4ª feira (8.mar), a liberdade provisória de 149 mulheres presas que participaram dos golpistas de 8 de janeiro. Segundo o ministro, apesar de violar o Estado Democrático de Direito, o grupo não apresenta, atualmente, risco  processual ou à sociedade.

Apesar de soltas, as mulheres, que respondem pelo crime de incitação ao crime e associação criminosa, deverão cumprir medidas cautelares. Entre elas, estão o recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana, o monitoramento por tornozeleira eletrônica e o cancelamento de todos os passaportes emitidos.

Excepcionalmente, foram concedidas quatro liberdades provisórias às mulheres que praticaram crimes mais graves, como associação criminosa armada e golpe de Estado. Neste caso, as medidas foram aprovadas em meio a situações diferenciadas: problemas de saúde - comorbidades - e responsabilidade por crianças com necessidades especiais.

Até o momento, o STF concedeu 407 liberdades provisórias com medidas cautelares às mulheres, sendo que 82 permanecerão presas durante o processo. As denunciadas já foram notificadas a apresentar defesa prévia das acusações no prazo de 15 dias após a intimação. Outros 61 pedidos, por sua vez, foram negados para garantir a ordem pública.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais