Cidadeverde.com

Empresários de ônibus não têm condições de continuar no sistema, afirma superintendente

Imprimir

A zona Sudeste de Teresina amanheceu nesta sexta-feira (10) sem ônibus com os motoristas e trabalhadores de quatro empresas paralisando as atividades. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, destacou que não há mais condições desses empresários continuarem no sistema do transporte público de Teresina.

“Esse problema trabalhista entre o Sintetro e o Setut vem se desencadeando ao longo do tempo. Durante o ano de 2022, foi repassado o montante de dinheiro público para o Setut no montante em torno de R$ 26 milhões, com mais o que foi arrecadado na catraca, quase em torno de R$ 90 milhões. Esse montante todo, visto que a ordem de serviço está sendo descumprida, rodando menos da metade da ordem de serviço, e mesmo assim não tá dando para pagar os funcionários deles, infelizmente esses empresários não têm mais condições técnicas e operacionais de continuar no sistema, visto que nem os funcionários deles, eles conseguem manter”, disse o superintendente.

Bruno Pessoa destacou ainda que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) já montou um plano de ação para a greve do motoristas e cobradores que deve iniciar nessa segunda-feira (13) e garantiu que o Setut não faz parte das medidas.

“A Strans, ao longo dessa semana, a medida que o Sintetro deu o início dessa greve, nós já fizemos um plano de ação e iremos apresentar ao prefeito Dr. Pessoa na próxima semana algumas ações a serem realizadas pela Prefeitura de Teresina para resolver o problema do transporte púbico. Já oficiamos algumas etapas disso agora no dia 8 de março, demos início a isso junto a Prefeitura e eu garanto que nesse plano de ação o Setut não faz parte, acrescentou.  

Até esta segunda-feira (13), o superintendente Bruno Pessoa reforçou que a Strans deve fazer o cadastro e vistoria de todos os veículos necessários para atender a população com a greve dos ônibus.

“Desde que o Sintetro entrou em estado de greve, a gente mobilizou os veículos cadastrados aqui já na Strans previamente, são em torno de 254 veículos. Quando a gente foi notificado oficialmente, em um dia a gente conseguiu cadastrar em torno de 65 veículos. Temos também o apoio dos veículos alternativos, que são em torno de 20 veículos e eu acredito que hoje e durante o sábado a gente consiga fazer a vistoria dos veículos necessários para atender a população a partir de segunda-feira”, finalizou o superintendente.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que não tem confirmação bancária que foram transferidos repasses financeiros e que a entidade está busbando soluçõe efetivas junto ao Sintetro. 

Confira nota na íntegra

O SETUT informa que até o momento não tem confirmação bancária de que foram transferidos repasses financeiros para as empresas.

A entidade esclarece que segue junto ao Sintetro buscando soluções efetivas e viáveis para a resolução dos problemas do setor, alinhando com a Prefeitura de Teresina.

Greve dos ônibus 

Os motoristas e cobradores das empresas de ônibus Emtracol, Transcol, Cidade Verde e Taguatur, que operam na zona Sudeste de Teresina, paralisam as atividades nesta sexta-feira (10). Os trabalhadores reivindicam o pagamento de salários atrasados que ainda não foram quitados. 

Na quinta-feira (9), os funcionários dos consórcios das zonas Sudeste e Leste também realizaram uma paralisação, mas segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transporte Rodoviários do Piauí (Sintetro) apenas as empresas da região Leste regularizaram o pagamento dos salários. 

Na última terça-feira (7), o Sintetro se reuniu com o secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, para discutir a crise no transporte público e evitar uma nova suspensão do serviço na cidade. Sem acordo, os trabalhadores decidiram manter a convocação de greve geral para a próxima segunda-feira (13). 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais