Cidadeverde.com

TV Cidade Verde exibe último episódio do especial ‘A viagem da Independência’ no dia 13

Imprimir

A TV Cidade Verde exibe nesta segunda-feira (13) o último episódio da série que conta a história da Independência do Brasil. O especial será apresentado pela jornalista Neyara Pinheiro em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.  

Para fechar o roteiro, a parada será em Campo Maior, local onde ocorreu uma das batalhas mais sangrentas do país e que marca o confronto entre os piauienses contra as tropas portuguesas.

“A última parada é uma das mais importantes da série porque ela fecha esse projeto que começou por volta de maio do ano passado e teve toda essa trajetória de pesquisas de viagens e ela realmente é o ponto culminante que são os 200 anos da Batalha do Jenipapo que pra gente e pro Brasil é um dos fatos mais importantes para a questão do processo de independência do Brasil”, conta Neyara Pinheiro.

Fotos: Arquivo Pessoal 

Para conseguir resgatar informações sobre essa luta histórica, Neyara Pinheiro viajou até Portugal e teve acesso a documentos originais escritos pelo major João José da Cunha Fidié que retratam a Batalha do Jenipapo.

“A gente vai trazer informações sobre quem foi o major Fidié, quem foi esse militar, mas não para exalta-lo como um herói, pelo contrário, a gente está tentando trazer através dele, que é por onde a gente teve mais acesso as informações porque os nossos heróis são anônimos, poucos são reconhecidos, e partir daí a gente traz do tamanho que a gente ver o nosso algoz, a gente ver o tamanho da nossa força, como os piauienses, as pessoas que lutaram na Batalha do Jenipapo foram grandiosos”, acrescenta Neyara.

Além dos documentos, a equipe da TV Cidade Verde também esteve em Caxias, no Maranhão, para mostrar o local em que o exército português se abrigou após a Batalha do Jenipapo. O episódio vai abordar ainda sobre vida do major Fidié antes e depois da Batalha do Jenipapo e a impacto que esse combate teve para o Brasil e Portugal. 

“A gente vai trazer detalhes da vida do major Fidié após a Batalha do Jenipapo e antes da Batalha do Jenipapo e principalmente para enaltecer e mostrar a importância das pessoas que lutaram nesse processo. Elas não enfrentaram um militar qualquer, elas enfrentam um militar preparado, que já tinha passado por várias outras batalhas na Europa e chegou aqui para manter o Brasil sob domínio da Coroa portuguesa”, conta Neyara.

O programa será exibido no dia 13 de março às 13h30 e o especial será divido em três blocos e terá aproximadamente 1 hora de duração.

Especial

Ao longo dos últimos meses, a equipe da TV Cidade Verde percorreu mais de 18 mil quilômetros e esteve em diversas municípios piauienses como Parnaíba, Oeiras, Piripiri, Campo Maior, em São Paulo e em Portugal para contar sobre o processo de Independência do Brasil.  

Em cada parada, Neyara Pinheiro e a TV Cidade Verde conversaram com historiadores e mostraram casas, palácios, museus, espaços e tiveram acesso a objetos e documentos que retratam os fatos de antigamente e as ações que culminaram na libertação do Brasil do domínio português.

Neyara Pinheiro destaca que o projeto da TV Cidade Verde servirá como uma forma de documento para a próximas gerações e uma fonte de pesquisa.

“A importância desse projeto, é mais um projeto em que a TV Cidade Verde investe na preservação da nossa história, então acho que tudo que o grupo Cidade Verde produziu ele vai servir de um documento para as próximas gerações, de uma fonte de pesquisa e que a gente foi pesquisar na fonte, esse é um fato bem importante e bem marcante”, diz.

Ela também reforça que estar no comando do especial foi uma oportunidade de conhecer sua própria história como piauiense.

“Para mim como jornalista eu fico muito grata de ter tido a oportunidade de conhecer a minha própria história porque a partir do momento em que eu fui contar essa história, eu tive que contar eu tive que me aprofundar nela, então esse foi um presente também para mim como piauiense e como jornalista”, finaliza.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais