Cidadeverde.com

Especial mostra documentos raros do major Fidié e resgata fatos da Batalha do Jenipapo; assista

Imprimir

 

O especial “A Viagem da Independência”, exibido hoje (13) pela TV Cidade Verde trouxe documentos originais só visto em Portugal e mostrou locais que retratam a história da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, um dos confrontos mais sangrentos no processo de Independência do Brasil.

O major João José da Cunha Fidié, representante da Coroa portuguesa, foi o governador das armas do Piauí e liderou as tropas de Portugal na luta contra os piauienses na Batalha do Jenipapo.  

Para contar sobre esse importante confronto, A TV Cidade Verde cruzou o oceano em busca de documentos que ajudassem a entender melhor esse fato marcante na história do Piauí.

O último episódio mostra também trechos do filme inédito produzido pela TV Cidade Verde em 2009 e exibido  no especial Viva Piauí - 250 anos de História. A película é  considerada um marco por especialistas e já foi exibida no Senado Federal, em solenidades e escolas do Piauí. 

Fotos: Arquivo Pessoal 

No Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa (Portugal), Neyara Pinheiro conversou com a diretora Ana Canas e esteve em um importante acervo com documentos originais escritos pelo major Fidié que fornece detalhes sobre esse confronto e arquivos das colônias portuguesas.

Em Campo Maior, cidade onde ocorreu a batalha, a reportagem conversou com a turismóloga Jéssica Melo e que mostrou de perto o Riacho do Jenipapo, que representa um símbolo da força e da capacidade de luta do povo piauiense.

Já retornando para Portugal novamente, a TV Cidade Verde obteve autorização para pesquisar no Arquivo Histórico Militar e teve acesso aos documentos referentes a toda a carreira militar de Fidié junto com o historiador, pesquisador e professor Daniel Martins.

No Acervo Histórico Militar, o especial conseguiu localizar a residência que pertenceu a um dos filhos de Fidié, um casarão que atualmente abriga vários moradores em Lisboa e descobriu que o major português morreu com quase 70 anos e buscou por muitos anos reconhecimento financeiro pelas lutas travadas para defender a Coroa portuguesa.

Ainda em Portugal, Neyara Pinheiro foi recebida pelo historiador Marco Arrifes que é o responsável pelo acervo do Colégio Militar, onde o major Fidié foi diretor por mais de dez anos.

No último episódio do especial, a equipe da TV Cidade Verde também foi até Caxias, no Maranhão, e esteve com o professor Fonseca Neto para mostrar o local em que o exército português, liderado pelo major João José da Cunha Fidié, se abrigou enfraquecido após a Batalha do Jenipapo e que acabou se rendendo as forças independentistas após um cerco de mais de dois meses.  

A Viagem da Independência é um especial da TV Cidade Verde que contou em quatro episódios os fatos que resultaram na libertação do Brasil do dominío da Coroa Portuguesa e que completou 200 anos. 

Ao longo dos últimos meses, a equipe da TV Cidade Verde percorreu mais de 18 mil quilômetros e esteve em diversas municípios piauienses como Parnaíba, Oeiras, Piripiri, Campo Maior, em São Paulo e em Portugal para contar sobre o processo de Independência do Brasil.  

Em cada local, Neyara Pinheiro e a equipe da TV Cidade Verde conversaram com historiadores e mostraram casas, palácios, museus, espaços e objetos raros que contam essa história. 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais