Cidadeverde.com

Doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti caem no Piauí

Imprimir

Foto: FioCruz

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostra que os registros de doenças causadas pelo Aedes aegypti têm apresentado queda comparativamente com as notificações do ano anterior. Em 2023, até o momento, também não foi registrado morte por dengue, zika vírus ou chikungunya. Mesmo diante da redução, Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi, destaca a importância da população continuar atuante para impedir o surgimento de criadouros do mosquito. 

“Ao passo que a população faz sua parte, o poder público continua com o monitoramento das cidades e realizando ações de enfrentamento aos vetores. Precisamos chamar a atenção ainda que em abril será realizada a primeira pesquisa do ano de índice de infestação predial, permitindo assim, traçarmos ações mais precisas no enfrentamento ao mosquito”, explica o supervisor.

Dengue

O número de casos notificados de dengue apresentou uma redução de 68,3% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 1.049 notificações de 60 municípios em 2023, enquanto que no ano passado os sistemas de informação registraram 3.307 notificações em 121 cidades piauienses. Barra D’Alcântara, Água Branca, Barro Duro, Miguel Leão e Esperantina são os cinco municípios piauienses com maior incidência da doença durante as 10 semanas epidemiológicas. O estado não registrou óbitos por dengue em 2023.

Chikungunya

Em relação à Febre Chikungunya, o boletim mostra que o estado apresentou uma redução de 5,5% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado. São 606 notificações em 23 municípios no ano de 2023 contra 641 notificações de 43 municípios durante as 10 semanas epidemiológicas em 2022.  O estado não registrou óbitos pela doença em 2023.

Zika

O boletim apresenta ainda os dados sobre Zika, onde o estado apresentou redução de 100% das notificações, não apresentando nenhum registro no sistema.


Com informações Sesapi
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais