Cidadeverde.com

PM reforça policiamento em Teresina com estágio operacional de alunos do CEP

Imprimir

Fotos: Victor Melo/PM-PI 

A Polícia Militar do Estado do Piauí, através do Centro de Educação Profissional (CEP), está reforçando o policiamento ostensivo em diversos pontos de Teresina durante os finais de semana com o estágio operacional dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD). A proposta, iniciada durante o Corso 2023 e no período carnavalesco, teve continuidade pelo Comando-Geral da PM-PI.

De acordo com o Major Canuto, coordenador adjunto de formação profissional do CEP, a iniciativa possibilita ao aluno colocar a teoria em prática nas ruas. Além disso, todas as ações ostensivas, realizadas a partir de sexta-feira até o domingo, são supervisionadas por oficiais e praças já graduados. O efetivo de serviço colocado nas ruas é de em média 250 alunos em formação.

“O CEP considera muito importante essa participação dos alunos do curso de formação de soldados no estágio operacional aqui na capital. Possibilita esse policial militar que está em formação ainda, que não concluiu os seus estudos, a colocar a teoria em prática. Todas essas ações são supervisionadas por oficiais e graduados que estão à frente, eles nunca ficam só, mas é muito importante para que eles já tenham contato com a futura missão do policiamento ostensivo", destaca.

Os alunos ficam disponíveis para a atuação nas ruas, para o estágio operacional, após terem tido acesso às disciplinas de abordagens técnicas e tiro policial defensivo, fundamentais para que eles possam atuar nas ruas, segundo o Major Canuto, que ressalta que eles não têm acesso inicialmente a armas letais.

“Inicialmente eles não têm acesso a armas letais, pois sempre temos oficiais e graduados juntos aos grupamentos, com as patrulhas, portando apenas cassetetes. Eles são distribuídos sexta, sábado e domingo nas diversas áreas de Teresina justamente para reforçar o policiamento, mas todo tempo supervisionados por oficiais e praças, colocando em prática toda teoria que adquiriram durante o curso de formação de soldados. Nós tivemos um projeto piloto no corso e no carnaval, que foi bem-sucedido e o comando geral resolveu dar continuidade. Mas repito, sempre supervisionados por oficiais e praças”, pontua.

O estágio profissional faz parte da carga horária do Curso de Formação. Para o aluno A. Rodrigues, do 10° Pelotão, essa experiência inicial comunitária é de fundamental importância na vivência do curso e na aprendizagem das disciplinas práticas, além de passar segurança para a sociedade com mais profissionais nas ruas.

"O estágio de rua tem importância fundamental em nossa formação como alunos nessa caminhada para policiais militares do Piauí. Em primeiro lugar, porque é uma vivência prática do que nós vamos atuar. E essa vivência inicialmente é como polícia comunitária, saber como é o trabalho, a abordagem de rua e também para que a população possa ver o aumento no efetivo no trabalho ostensivo da polícia militar e para que você possa vivenciar tudo o que o curso proporciona. Aqui no quartel temos a vivência teórica, temos o aprendizado no qual ele tem que ser aplicado na rua e servir diretamente para a sociedade, alcançando todos os setores", destaca o aluno.

Durante este final de semana, os alunos estiveram divididos pelas mais diversas zonas da cidade, seja em paradas de ônibus, mercados públicos e praças. De acordo com a estudante Pinho, do 5° Pelotão, os mais de 500 alunos que compõem o efetivo do Curso de Formação de Soldados veem no estágio operacional a oportunidade de desenvolvimento de aptidão policial.

“Os mais de 500 alunos que constituem o efetivo do CFSD da PMPI veem no estágio a oportunidade de executar a técnica policial, ou seja, um conjunto de saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso, o que é uma excelente oportunidade de desenvolver nossa aptidão policial. Quando presentes, representamos a salvaguarda da sociedade, esse eu nosso papel desde já”, reitera.

 


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais