Cidadeverde.com

Defesa Civil registra mais de 20 ocorrências devido a forte chuva em Teresina

Imprimir

A forte chuva que atingiu Teresina neste final de semana causou estragos por toda a cidade. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário municipal de Defesa Civil Carlos Ribeiro, informou que o órgão registrou mais de 20 ocorrências na noite de sábado (11) e madrugada do domingo (12). 

“Esse ano a chuva mais intensa que tivemos foi desse sábado para domingo, principalmente na zona Sul, Sudeste e Leste da Capital. Mas a Defesa Civil está atenta, nós tivemos muito trabalho, tivemos mais de 20 ocorrências registradas na Defesa Civil, mas nossos bombeiros civis estão preparados, temos parcerias importante com os bombeiros militares, Exército Brasileiro, então nós estamos munidos com o foco de resolver e atuar na cidade de Teresina nesses momentos difíceis”, explica.

Segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Teresina registrou 75,4 mm de chuva e ficou entre as dez cidades do Brasil com o maior acumulado nas últimas 24 horas.

O secretário Carlos Ribeiro destacou ainda que um dos fatores que contribuem para os alagamentos e estragos que as fortes chuvas causam é a falta de galerias na cidade.

“Ao longo dos 170 anos de Teresina foram construídas muito pouca galeria em Teresina e algumas galerias feitas no passado não atendia a vazão da água e as chuvas ficaram muito intensas e fortes então fica difícil da cidade absorver e atender tudo isso, tem também a questão da urbanização, são vários fatores que chegam a acontecer essa situação”, aponta.

Porém, ele ressalta que a Prefeitura Municipal está avançado na obra da Avenida Homero Castelo Branco e uma nova galeria na zona Sul também deve começar a ser construída.

“Mas quero lembrar que o Dr. Pessoa está construindo uma galeria da Homero Castelo Branco, já avançou bastante, vai começar agora uma galeria na zona Sul, então acho que o gestor tem que pensar na cidade no geral, fazer obras que tenham visibilidade, mas obras como galeria tem que ser feitas com certeza”, acrescenta.

Carlos Ribeiro acrescenta que a população precisar colaborar com o descarte corretamente do lixo para não entupir bueiros e galerias.

“As placas são feitas e muitas vezes não são respeitadas, tem pessoas que no momento da chuva sai no trânsito, podendo esperar um pouco a água abaixar, a questão do lixo que a população joga nas ruas e vai entupindo as galerias, bueiros, então tudo isso é uma questão da população também querer colaborar e a gente pede sempre que a população colaborar”, destaca.

O secretário de Defesa Civil de Teresina também faz orientações no caso de fortes chuvas e ressalta o telefone 199 para situações de risco.

“A orientação é que as pessoas fiquem em casa no momento de chuva, evitem sair nas ruas, esperem as aguas baixarem e no caso de acontecer algum imprevisto, ligue para a Defesa Civil, 199 e nós estamos preparados para atendê-los”, finaliza.   

Estragos e alagamentos 

A forte chuva que caiu em Teresina na noite deste sábado (11) alagou avenidas e causou transtornos em vários pontos da capital. Vídeos enviados por internautas ao Cidadeverde.com mostram a força da água.

No bairro Promorar, zona Sul da capital,a Avenida Ulisses Guimarães ficou intrafegável por conta da forte correnteza que se formou durante a chuva.

A situação também se repetiu em bairros da zona Leste, como Santa Isabel. No local, uma família precisou ser resgatada pelos moradores após ficar ilhada dentro de um veículo. 

Moradores também relataram transtornos na região do bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste da capital.

Equipes da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros atenderam ocorrências em diversas regiões de Teresina. O balanço ainda não foi divulgado. 

 


Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais