Cidadeverde.com

Conheça os benefícios do microagulhamento para a pele

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

O microagulhamento é um procedimento estético bastante popular. Isso porque ele é indicado para homens e mulheres que desejam remover cicatrizes de acne, eliminar rugas, reduzir queda de cabelos e manchas de queimaduras. Segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, o método consiste na aplicação de microdispositivos em canetas, rolinhos ou ponteiras com diversas microagulhas, que penetram na pele em uma profundidade programada, estimulando a produção de colágeno, diminuindo cicatrizes, melhorando a flacidez e a microcirculação da pele. 


Como é realizado o microagulhamento

O procedimento pode ser feito por meio de diferentes técnicas, como rolos de sustentação e equipamentos associados a radiofrequência. “O microagulhamento pode ser feito com anestésico tópico, se for feito superficialmente. Mas ele também pode necessitar de anestesias mais profundas, com uma certa sedação, se ele for atingir profundidades maiores que 4 ou 5 milímetros da pele ou for ligado a energia de radiofrequência, que melhoram o seu resultado”, explica a Dra. Flávia Brasileiro


Benefícios do microagulhamento

-A técnica pode proporcionar inúmeros benefícios estéticos, entre eles, a dermatologista ressalta:

-Pele mais lisa;

-Redução das rugas;

-Diminuição da flacidez;

-Mais luminosidade na pele;

-Poros menos dilatados;

-Atenuação das cicatrizes.


Para quem a técnica é indicada?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o microagulhamento geralmente é indicado para pessoas com:


-Cicatrizes;

-Manchas de acne;

-Estrias;

-Envelhecimento;

-Flacidez;

-Calvície;

-Melasma.


Sessões de microagulhamento necessárias

No geral, são necessárias de 3 a 4 sessões de microagulhamento, em intervalos de um mês, para que a pele possa se recuperar. No entanto, o número de sessões irá depender da técnica utilizada e da finalidade de cada tratamento, conforme explica a Dra. Flávia Brasileiro. “Os resultados podem ser visíveis em até 15 dias, mas normalmente eles são maiores conforme o número de sessões”.


Principais cuidados após o microagulhamento

Logo após realizar o procedimento é comum a pele ficar vermelha, descamar ou até inchar. Por isso, adotar alguns cuidados é importante para aprimorar o resultado. Assim, a Dra. Flávia Brasileiro ressalta que é importante ter cuidado com a hidratação e com infecções bacterianas.

“Temos que ter cuidado com as hipercromias pós-inflamatórias, ou seja, manchas que podem aparecer na pele após a realização do microagulhamento, além das cicatrizes inestéticas que podem ser resultado de microagulhamento realizados de maneiras muito agressivas”, diz a especialista.


Principais contraindicações

Antes de realizar o microagulhamento é importante consultar um médico dermatologista, pois o método não é indicado em todas as situações “O microagulhamento é contraindicado em casos de alterações da integridade da pele, doenças ativas do colágeno, gravidez, entre outras”, esclarece a Dra. Flávia Brasileiro. Além disso, o procedimento não é recomendado para pessoas com diabetes, doenças de pele e acne ou herpes ativas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais