Cidadeverde.com

Lula grava mensagem e surpreende piauienses na solenidade da Batalha do Jenipapo; assista

Imprimir

 

O presidente Lula gravou uma mensagem pela passagem dos 200 anos da Batalha do Jenipapo que foi exibida hoje (13) durante solenidade em Campo Maior ( a 78 km de Teresina). 

Lula agradeceu os piauienses e falou sobre a importante da sanguenta batalha que aconteceu no estado.

Conheça mais sobre a Batalha do Jenipapo aqui 

A solenidade teve início por volta das 10h. O governador Rafael Fonteles (PT), o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, representando o presidente Lula, participam com entrega de comenda no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.

Veja agenda: 

9h – Solenidade Cívico-Militar em Comemoração aos 200 Anos da Batalha do Jenipapo

Local: Monumento Heróis do Jenipapo – Campo Maior.

Desfile Militar
Apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”

Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

12h – Missa em Ação de Graças

Local: Catedral de Santo Antônio – Praça Bona Primo


“Neste 13 de março quero saudar esse povo lutador do estado do Piauí por esses 200 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior. Marco importante para a consolidação da independência do Brasil. Temos muitas lutas a vencer e cada homem  e cada mulher do Piauí sabe que contará com a minha gratidão e apoio para novas vitórias”, afirmou o Lula em mensagem grava. 

Em entrevista antes da solenidade, Rafael Fonteles destacou que a Batalha do Jenipapo é um fato histórico de extrema relevância para a independência do Brasil. 

“Estamos aqui para homenagear os heróis do passado e os heróis do presente.  Houve a grande Batalha do Jenipapo cerca de 1600 homens das tropas portuguesas contra 2 mil piauienses que sem arma de fogo enfrentaram o Exército Português gerando baixa e dificultando as tropas que tiveram que correr para Caxias e finalmente foram rendidas com apoio dos maranhenses, cearenses e piauienses. Estamos aqui para homenagear os herois do passado e os herois do presente", lembrou o governador.  

Foto: Thiago Amaral 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais