Cidadeverde.com

Famílias são desabrigadas após fortes chuvas em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação / Prefeitura de Teresina

As fortes chuvas registradas nesse fim de semana terminaram em avenidas alagadas e estragos em várias ruas, causando transtornos à população de Teresina. Durante esse período chuvoso, o secretário Carlos Ribeiro em conjunto com os Bombeiros Civis da Secretaria da Defesa Civil Municipal atenderam mais de 20 ocorrências na capital teresinense.

As ocorrências abrangeram bairros da zonas Leste e Sul de Teresina. Durante as vistorias, duas famílias foram desabrigadas, sendo uma delas foi para casa de parentes e outra para abrigo da Prefeitura. As visitas técnicas não registraram feridos e nem problemas graves.

“A Defesa Civil Municipal realizou um trabalho intenso neste fim de semana em Teresina, onde foram registradas mais de 20 ocorrências pela pasta. Nossos bombeiros civis estão preparados, temos parcerias importantes com os bombeiros militares, Exército Brasileiro, então nós estamos munidos com o foco de resolver e atuar na cidade de Teresina nesse período chuvoso”, disse o secretário Carlos Ribeiro.

O lixo é um dos grandes responsáveis por alagamentos, entope galerias de águas pluviais e causa assoreamento de rios e córregos, o que favorece transbordamentos no período das cheias. A Defesa Civil Municipal ainda alerta a população sobre o descarte de lixo correto para não entupir bueiros e galerias.

Comitê emergencial

O comitê emergencial está se reunindo nas quartas-feiras para acompanhar e assegurar às famílias e dar mais tranquilidade nesse período de chuvas para à população.

“É fundamental nos reunirmos com as pastas para atuarmos em conjunto e buscarmos soluções imediatas nesse momento de calamidade”, frisou o secretário da SEMDEF, Carlos Ribeiro.

O secretário ressalta ainda que as equipes da SEMDEF, juntamente com os Bombeiros Civis, estão atuando para prestar toda assistência às vítimas atingidas pelas fortes chuvas e monitorar as áreas de risco da capital.

Orientações

Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Teresina deve ser acionada através do telefone 199 ou no 32237366. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender as demandas da população.

A Defesa Civil orienta ainda que não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes; mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico; e evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;

Previsão do tempo para Teresina

O Instituto Nacional emitiu um alerta laranja com perigo de chuvas intensas para Teresina. O aviso emitido hoje segue valendo até as 10h desta terça-feira. Segundo o órgão

meteorológico, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais