Cidadeverde.com

Chuva atrasa início do ano letivo em três escolas da rede municipal

O período letivo na rede municipal de ensino retornou nesta segunda-feira (13), porém em três escolas localizadas na zonas Sudeste e Sul de Teresina, os alunos não puderam voltar devido a problemas estruturais nessas instituições.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário executivo de Ensino, Reinaldo Ximenes, informou que as chuvas deste último final de semana alagaram a região que a Escola Lunalva Costa e a CMEI Maria Augusta estão localizadas. O secretário destacou que esse é um problema recorrente no período chuvoso já que as escolas estão construídas em local inadequado.

“Nós temos a Escola Municipal Lunalva Costa, do lado o CMEI Maria Augusta e esse é um problema recorrente, todos os anos no tempo chuvoso nós temos esse problema nessas duas escolas. Em verdade, essas duas escolas não eram para ser construídas naquele local, os engenheiros da Secretaria, no tempo da construção dessas escolas, não autorizaram a construção, mas foi construída em local inapropriado e para resolver esse problema nós já estamos com nossa Gerência de Conservação e Manutenção fazendo os reparos”, explica o secretário.  

No caso dessas duas instituições, a volta foi adiada para o dia 3 de abril, quando o restante das escolas municipais da capital irão voltar com seu período letivo, de acordo com o segundo calendário da Semec.

“Nós estamos marcando o retorno dessas aulas no calendário 2. Segunda-feira voltou 249 unidades e no dia 3 de abril volta em 79 e nós vamos incluir essas duas escolas nesse calendário do dia 3 de abril”, acrescenta Reinaldo.

Já na zona Sul, a chuva também danificou o teto da CMEI Castro Alves. Neste local, Reinaldo Ximenes informou que os engenheiros da Semec já estão tomando as providências para que os alunos retornem para o período letivo o quanto antes.

Sobre as duas datas de retorno das aulas na rede municipal de ensino, o secretário executivo explica que o os calendários vão se ajustar em agosto, quando o período letivo em todas as escolas ficará igual.

 “Os dois calendários vão se cruzar em agosto e vão seguir o calendário normal letivo. Nós tivemos dois cenários, algumas começaram agora, outras vão começar dia 3 de abril e isso devido as greves, devido à falta de professores, temos professores que terminaram o ano letivo dia 28 de fevereiro e eles estão neste momento, no mês de março de férias e retornaram dia 3 de abril”, acrescenta.

Já sobre a falta de professores, Reinaldo Ximenes ressaltou que será realizado nos próximos dias uma nova convocação para sanar o problema. Ele esclarece que a carência maior é do 6º ao 9º ano.

“Quando o secretário Nouga assumiu a Secretaria nós tivemos um problema de mais de 1800 falta de professores. No governo do Dr. Pessoa, nós já fizemos o chamamento de 2032 professores substitutos. Nesse último chamamento de 512 professores, somente 204 se apresentaram e nós já estamos fazendo uma nova convocação com mais 200 professores para sanar completamente o problema de falta de professores. Lembrando que na Educação Infantil e até o 5º ano, o problema já está quase sanado, a falta maior é do 6º ao 9º ano”, diz o secretário.

E sobre a demanda de matrículas na rede municipal, principalmente na educação infantil, Reinaldo Ximenes informa que a Semec está buscando soluções para aumentar a quantidade de auxiliares de apoio e abrir mais vagas nessas turmas.

 “Hoje a grande demanda que a gente tem é para matrícula de crianças no maternal I, que são crianças de 2 anos, para liberar essas turmas de maternal a gente precisa de um auxiliar de apoio e nós estamos com dificuldade de encontrar esses estudantes, principalmente de pedagogia, para acompanhar esses professores nessas turmas de maternal. A gente está junto com nosso setor jurídico vendo uma possibilidade de diminuir o período de corte desses estudantes, passar do 4º para o 3º ou até o 2º período da Universidade e estamos tentando abrir um novo leque, outros estudantes de outras áreas para está auxiliando os professores nessas turmas”, finaliza.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais