Cidadeverde.com

Filho de R. Damásio homenageia o pai em velório com poesia e destaca legado

Imprimir

 

O filho do empresário Rufino Damásio, Danilo Damásio, prestou uma homenagem ao pai durante o velório, na tarde desta quarta-feira (15). Ele leu um poema e contou um pouco da história de R. Damásio, um dos maiores empresários do estado. 

Após ler o poema “Meu testamento” de Jeanete de Moraes Souza, Danilo lembrou que o pai veio para Teresina aos 17 anos e chegou a morar de favor na casa de um empresário. 

“É difícil falar isso: meu pai não gostava de dinheiro, ele não tinha nada para gastar, não tinha nenhum par de sapatos. Eu pedi para enterrar ele de permuda, porque era assim que ele gostava”, disse Danilo sob aplausos. 

Danilo lembrou que o pai sempre se preocupou em ajudar os outros, dar oportunidade as pessoas.

“A riqueza do meu pai nunca foram os prédios, a riqueza do meu pai sempre foi a minha mãe”, disse olhando para a mãe que estava ao seu lado ouvindo o discurso.

Ele agradeceu o carinho a família nesse momento de dor. Durante o velório foi celebrado uma missa de corpo presente e o sepultamento aconteceu no final da tarde no cemitério São José. Amigos, colaboradores, familiares deu o último adeus ao empresário na sede da empresa, no centro de Teresina. 

Poema lido por Danilo: 


MEU TESTAMENTO

Quando percebi que tinha meus dias contados
Que minha vida, rapidamente, chegaria ao fim
Pensei fazer meu testamento.

Dei balanço em tudo que possuía
Contei casas, contei dinheiro
Meus livros-grande tesouro!
Meus ricos pertences,
Minhas antiguidades...

Depois... somei tudo,
E vi que tudo era nada!
Cacarecos sem valor.
Coisas inúteis e supérfluas,
Expostas às calamidades,
Aos riscos dos incêndios
E dos ladrões.

Para que testamentar 
Esses bens que se podem acabar
Que as traças podem roer
Ou o fogo devorar,
Se outros bens imperecíveis
Eu conseguí amealhar?

Senhor, Tu mesmo disseste
Que nenhum copo d'água
Dado ao meu irmão
Ficaria sem recompensa
No reino do Teu Pai!

Nos celeiros eternos
Vou procurar guardar
Outras riquezas
Não as da terra!

Meus filhos não herdarão de mim
Castelos,nem faendas,
Nem ricas propriedades...
Não deixarei ouro nem prata,
Nem dinheiro em caixas fortes...
Tudo é vaidade sobre a terra
Nada há que sempre dure...
Tudo, sem valorque me seduza.

Meu testamento é minha fé,
É minha esperança,
É todo meu amor!

Que meus filhos possam herdar de mim
Todo o bem dessa fé
Que foi a minha luz,
Mais clara e mais querida,
Dessa esperança que foi a minha força
Dessa caridade
Que me fez ver Deus
Em toda a natureza
Em todas as pessoas,
Em tudo que existe
E dele provém!
Caridade que é amor,
Amor que é vida!

Jeanete de Moraes Souza

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Atualizada às 14h

Familiares, amigos, políticos e funcionários lotam um dos prédios do grupo R. Damásio, no Centro de Teresina, nesta quarta-feira (15), para o velório do empresário Rufino Damásio, que faleceu ontem aos 78 anos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado. 

O corpo do empresário veio para Teresina através de um avião particular e chegou ao local do velório por volta das 12h30, recebido por aplausos.  

O empresário Danilo Damásio, filho de Rufino Damásio, agradeceu o carinho das pessoas que conheceram seu pai e puderam comparecer para se despedir. 

“Eu só tenho gratidão pelo carinho numa hora dessa, às pessoas que dispuseram seu tempo para vir aqui, dar carinho pra gente, ver meu pai pela última vez”, disse Danilo.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Também empresário, Danilo Damásio contou que o legado deixado por seu pai é a disciplina. Ele reforçou ainda que Rufino Damásio sempre esteve a frente do seu tempo. 

“Meu pai sempre foi muito vanguardista, embora analfabeto ele descobriu a China primeiro que todo mundo, ele sempre esteve na vanguarda das coisas, ele antecipava muito as crises, se eu pudesse defini-lo com uma palavra só seria disciplina, um homem muito disciplinado e isso passou para nós, pros outros gestores e diretores da empresa e a gente tenta na medida do possível multiplicar isso, antecipar crises e disciplina sempre”, acrescentou o filho.

Muitos políticos comparecem ao velório para prestar solidariedade à família e se despedir do empresário. 

O ex-deputado federal Átila Lira contou que possuía uma longa amizade com Rufino Damásio e que ele lhe ajudou na sua carreira política. 

“Eu fiquei triste com o que aconteceu, o Damásio era um dos empreendedores mais importantes do estado do Piauí e eu o conhecia desde jovem, eu jovem também. Eu era ciclista e eu comprava as peças da bicicleta no Damásio e era um homem agradável, meu ajudou muito ao longo da minha vida política”, disse o ex-deputado Átila Lira. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O deputado estadual João Madison destacou o legado e a trajetória de vida do empresário. 

“O Damásio tinha uma história de vida, ele começou como vigia. Ele era um homem que não era formado, mas ele era muito mais que isso, fez esse império que nós temos estamos aqui hoje, deixou seus filhos todos formados, todos com uma profissão, toda a parte da sua estrutura gera mais de três mil empregos diretos, não só no Piauí, no Ceará, até na China ele tem fábrica, fora outras cidades do Brasil. É uma perca muito forte para o Piauí, mas ele deixou um legado de trabalho, de honestidade e mostrar que quando quer as coisas acontecem”, contou.

O vereador Edson Mello ressaltou a humildade e simplicidade que Rufino Damásio possuía e disse que ele será um exemplo para todos os piauienses. 

“Deixa a memória e o exemplo de um vencedor e um vitorioso e ao mesmo tempo ele chamava a atenção de todos os amigos pela sua humildade e simplicidade, isso foi uma marca fantástico que vai servir de exemplo ao piauensens, um homem que veio de família pobre e hoje formou um grande império a custa do trabalho”, ressaltou o vereador. 

O velório de Rufino Damásio seguirá até as 16h desta segunda (15) e seu corpo será sepultado  no cemitério São José, no bairro Matinha, zona Norte de Teresina. 

 

Flash Rebeca Lima e Yala Sena 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais