Cidadeverde.com

Salipi invade Centro de Teresina a partir desta segunda-feira

Imprimir
A partir desta segunda-feira, dia 8, o Complexo da Praça Pedro II, no Centro de Teresina, será transformado num grande centro de arte, cultura e lazer com a abertura do 7º Salipi (Salão do Livro do Piauí).

Cantora Maranhense Rita Ribeiro

O evento se estende até o dia 14 deste mês e oferece uma intensa programação de palestras, exposições e lançamentos de livros, revistas, apresentações musicais, exibição de filmes, além de atividades dedicadas ao público infantil, sendo que o encerramento será com show da cantora maranhense Rita Ribeiro.

Este ano o Salão homenageia a escritora piauiense Alvina Gameiro e traz grandes nomes da literatura nacional e internacional. Ao todo, serão quatro palestrantes internacionais, 19 nacionais e oito locais, distribuídos entre o 12º Seminário Língua Viva (com acesso restrito aos inscritos) e os Fóruns Temáticos (abertos e gratuitos ao público), ambos realizados no Theatro 4 de Setembro.

A abertura está programada para as 8h da manhã desta segunda-feira, com a presença de autoridades acompanhando a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina. Em seguida, acontece a primeira exposição do Seminário Língua Viva, com “O perfil literário de Alvina Gameiro” sendo apresentado pelo filho da principal homenageada do Salipi, Guttemberg Gameiro, que reside em Brasília.

Um dos destaques dos Fóruns Temáticos será a apresentação de Laurentino Gomes, no dia 12, às 14 horas, que vai falar sobre seu livro “1808 – A invenção do Brasil”, que narra e abstrai interpretações singulares sobre a vinda da família real portuguesa para o Brasil colônia.
 
 
Seminário Língua Viva
 
Em relação ao Seminário Língua Viva, o primeiro dia do Salipi também terá a presença de Paulo César Araújo, autor da biografia do cantor Roberto Carlos. No dia seguinte (9), Nádia Battella Gotlib (RJ) fala sobre “Clarice Lispector: da biografia à fotografia”. Na manhã do último dia, o gramático Evanildo Bechara (RJ) discute o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
 
Este ano, o Língua Viva terá quatro participantes vindos de outros países. No dia 11, a angolana Isabel Ferreira faz um “Olhar vanguardista no balaio da poesia feminina angolana”.
 
No dia 13, José Pacheco vem de Portugal falar da necessidade da educação para a inclusão escolar e social. No mesmo dia, o cubano Senel Paz discorre sobre o tema “Palavra e imagem desde a ilha de Cuba”. Na manhã do dia 13, as “Interrelações de espaços e gêneros discursivos nas letras das Américas” serão apresentadas pelo norte-americano Charles Perrone.
 
Bate Papo Literário
 
Paralelamente aos Fóruns Temáticos e ao Língua Viva, acontece o Bate Papo Literário, espaço em que o público conversa diretamente com autores e estudiosos sobre diversos temas e publicações.

Na sala Torquato Neto, no Clube dos Diários, serão exibidos cerca de 26 vídeos locais e nacionais com destaque para o lançamento de “O retorno do filho”, de Douglas Machado, documentário que acompanha a visita do historiador e escritor Alberto da Costa e Silva, filho do poeta Da Costa e Silva erradicado no Rio de Janeiro, em uma viagem ao Piauí e à cidade de Amarante, município natal de seu pai.

A feira de livros este ano ficará distribuída pela praça Pedro II, onde livreiros e editoras irão expor seu produtos e serviços. Também na praça será armado o Circo das Letras e o Espaço Infantil Liz Medeiros, com atrações lúdicas que atraem crianças e pessoas de todas as idades. Já no palco da Central de Artesanato Mestre Dezinho acontecem os shows de bandas locais no Quintal Pop, realizado em parceria com o Piauí Pop.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: