Cidadeverde.com

Rio Grande do Norte tem terceira noite de ataques e serviços públicos param

Imprimir

Atualizada às 12h

Com o número crescente de cidades com ataques criminosos ordenados por líderes de uma facção criminosa, o Rio Grande do Norte viveu mais uma madrugada de terror. A terceira desde o início do que está sendo descrito como atos terroristas. Serviços públicos básicos pararam. Incêndios em depósitos de pneus para reciclagem, automóveis e ônibus privados, máquinas agrícolas e transportes escolares não foram evitados mesmo com a chegada de parte da tropa estimada em 220 homens da Força Nacional, enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na terça-feira, 14, após pedido da governadora Fátima Bezerra (PT).

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) acredita que as ordens para as ações criminosas partiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, na Grande Natal, onde cumpria pena José Kemps Pereira de Araújo, um dos fundadores e líderes do Sindicato do Crime (SDC), facção criminosa criada a partir de uma racha na célula local do Primeiro Comando da Capital (PCC) há pouco mais de uma década. Com a nova onda de ataques registrada na capital e cidades do interior, prefeitos anunciaram a suspensão de serviços públicos em Unidades Básicas de Saúde, Escolas e transporte público.

Em Caicó, no Seridó potiguar, a Câmara de Vereadores foi alvo de tiros durante a madrugada desta quinta-feira, 16. O expediente e eventos previstos foram suspensos. A prefeitura fechou escolas, ginásios de esportes e bibliotecas. No município vizinho, Coronel Ezequiel, a população ficou amedrontada com os ataques na garagem oficial da prefeitura. "Perdemos três ônibus escolares, duas caçambas, um compactador de lixo, dois tratores com grade, um carro da Secretaria de Obras, uma retroescavadeira e a Patrol está quase perdendo um veículo", relatou o prefeito Cláudio Marques.

Na tarde da quarta-feira, 15, Fátima Bezerra chegou a anunciar o retorno do transporte público às ruas de Natal e cidades vizinhas com apoio da Polícia Militar e Força Nacional. Ao longo da noite, porém, novos ataques foram registrados contra ônibus e micro-ônibus. Na manhã desta quinta-feira, minutos após sair da garagem, um ônibus da empresa Conceição foi incendiado e as empresas decidiram recolher a frota integralmente.

As ruas de Natal estão desertas e a população, amedrontada. Os serviços de educação, saúde e coleta de lixo estão suspensos. Muitos trabalhadores não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho. O número de cidades com registros de atos criminosos ordenados passou de 30.

Matéria Original 

O Rio Grande do Norte registrou novos ataques em pelo menos seis cidades na madrugada desta quinta-feira (16).

O QUE ACONTECEU:
- Um ônibus particular foi incendiado em João Câmara.
- Em Natal, os criminosos incendiaram uma das sedes da companhia de coleta de lixo.
- Em Mossoró, dois ônibus foram atacados e apedrejados. Há registros de ataques também em São Paulo do Potegi, Macau e Caicó.

Até a manhã de hoje, 57 suspeitos foram presos por suspeita de envolvimento com os atentados. Entre eles, há um adolescente, oito foragidos da Justiça recapturados, uma pessoa com tornozeleira eletrônica com arma de fogo e uma pessoa com tornozeleira e galão de gasolina.

Na tarde de ontem, o governo Lula (PT) autorizou o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no Rio Grande do Norte. A operação de 30 dias já está em vigor e deve auxiliar na "coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos".

Até o momento, foram apreendidos:
- 15 armas de fogo apreendidas
- 4 simulacro de arma de fogo apreendido
- 46 artefatos explosivos apreendidos
- 10 galões de gasolina apreendidos
- 5 motos apreendidas
- 2 carros apreendidos
- Dinheiro (valores não divulgados pela polícia)
- Drogas (quantidades não divulgadas pela polícia)
- Munições (quantidades não divulgadas pela polícia)

 

Fonte: Folhapress e Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais