Cidadeverde.com

Pessoas em grupos de blitze no WhatsApp irão depor; 500 motoristas são identificados

Imprimir

Foto: Ascom

Em Teresina, mais de 500 pessoas vão ser convocadas para depor por participarem de grupos de blitze no WhatsApp. A informação foi repassada pelo gerente de Operações de Trânsito da Secretária de Segurança do Piauí, Fernando Aragão, durante o programa Acorda Piauí da Rádio Cidade Verde.

De acordo com Fernando Aragão, algumas pessoas já foram ouvidas e o restante está sendo intimado aos poucos. Novas identificações também devem ocorrer durante os próximos dias.  

O gerente ressalta que estabelecido a participação de cada um nesses grupos, essas pessoas podem responder pelo crime de atentar contra a segurança e a pena é reclusão de um a cinco anos e multa.

“Estamos vendo qual a participação delas dentro desses grupos e vão ser responsabilizadas, vão ser tipificadas no artigo 265 do Código Penal que tem como pena de um a cinco anos de reclusão”, informa.

Fernando Aragão destaca ainda a importância da blitz e que esses tipos de informações atrapalham o trabalho das fiscalizações e pede para que a população não participe desses grupos.

“As pessoas precisam entender que essas blitz estão para ajudar, ela estão para diminuírem a criminalidade, como nós citamos, nós já tiramos de circulação armas, drogas, veículos e quando as pessoas passam a divulgar em grupos de WhatsApp, elas estão atrapalhando o trabalho tanto dos agentes da Strans, como o trabalho policial e elas estão cometendo crimes”, complementa.

Operações no trânsito reduzem crimes e mortes

O relatório preliminar de ocorrências de trânsito em Teresina, feito pela Polícia Civil e divulgado nesta quarta-feira (15), apontou queda vertiginosa nos crimes de trânsito na capital em janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de anos anteriores.

O relatório aponta que foram registrados cinco homicídios culposos no trânsito em janeiro e fevereiro deste ano, contra sete no mesmo período de 2022. As mortes acidentais no trânsito caíram de 20 no primeiro bimestre de 2022 para 11 em janeiro e fevereiro deste ano, queda de 45%.

A redução nos números de crimes de trânsito é resultado direto da intensificação das blitz realizadas em Teresina, que atuam fortemente contra fatores que favorecem os acidentes, como dirigir embriagado.

As blitzen têm como foco principal ações preventivas e educativas, atuando também na repressão. O objetivo é reprimir o uso de álcool ao volante, prender infratores e pessoas com mandado de prisão e coibir a circulação de veículos roubados, com documentação atrasada e outras irregularidades, e o porte de drogas e armas.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais