Cidadeverde.com

Rio segue acima do nível e CPRM pede alerta em relação a populações ribeirinhas em Barras

Imprimir

Foto: Reprodução/Prefeitura de Barras

O boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na noite do sábado (19) mostra que o rio Marathaoan segue acima do nível normal no município de Barras. O documento ainda pede que as autoridades da região mantenham-se em alerta. 

"Solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas”, destacou. 

Em Barras, o nível do rio Marathaoan está na cota 3,86 m e deve ter pequena redução no nível nas próximas 8 horas, caso não verifiquemos grandes volumes precipitados neste intervalo de previsão, e chegar a 3,83 m, continuando em cota de alerta com 37 cm abaixo da cota de inundação.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 5,64 m, 24 cm acima da cota de atenção, e tem previsão de diminuição do volume nas próximas 8 horas chegando a valores em torno de 5,59 m, caso não verifiquemos precipitações significativas no intervalo desta previsão, continuando em cota de atenção.

Por conta das últimas chuvas e a cheia do rio Marathaoan, a Prefeitura de Barras irá decretar estado de calamidade. 

Em relação à Barragem de Boa Esperança, o órgão informou que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) vem escoando média em torno de 800 m³/s e a barragem está com volume útil em torno de 67%.

Já em Floriano, a Plataforma de Coleta de Dados foi reparada. A cota atual é de 5,06 m e previsão de elevação do nível para as próximas 8 horas de 5,29 m.

Nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI), o nível atual do rio Parnaíba é de 4,34 m, sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 h chegando em valores em torno de 4,45 m. A previsão é que mantenha-se em condição de normalidade, caso não ocorram grandes volumes precipitados no intervalo da previsão.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,13 m, devendo ter o nível estabilizado nas próximas 12h, continuando em cota de atenção.

A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, no município de Teresina,  é de 4,72 m e deverá sofrer redução do nível nas próximas 10h para valores em torno de 4,46 m. Continua em situação de normalidade.

 


Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: BarrasCPRM