Cidadeverde.com

Dr. Pessoa visita pacientes transferidos para o HU e pede sensibilidade

Imprimir

Foto: Paula Sampaio 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), visitou na manhã desta segunda-feira (20) pacientes que estavam no Hospital do Dirceu II, atingido por um incêndio, e que foram transferidos para o Hospital Universitário(HU), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

O prefeito esteve em um evento sobre o clima, onde assinou decreto que regulamenta a instituição de ambientes experimentais. Em seguida, a convite do diretor do Hospital Universitário, Paulo Marcio, e do reitor da UFPI, Gildásio Guedes, fez uma visita aos pacientes . 

Sem citar nomes, Dr. Pessoa disse que alguns dos envolvidos no acolhimento, o fizeram para “aparecer”. Para o prefeito, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um só e esse procedimento deveria ter sido feito sem nenhum “mimimi”. 

“O SUS é único. Aqui está um cidadão, que cuida do SUS em nível federal, [o Paulo Márcio], que absorveu parte dos pacientes e me disseram que o Hospital da Polícia e o HGV. O SUS é único, tem por obrigação, com sensibilidade, sem fazer mimimi. Tem que ter sensibilidade no cérebro e no coração e agir para esses que tiveram que ser deslocados”, destacou. 

Dr. Pessoa destacou que os pacientes foram distribuídos para unidades do Hospital Universitário (HU), administrado pelo Governo Federal, e para Hospital da Polícia Militar (HPM) e Hospital Getúlio Vargas (HGV). 

O prefeito elogiou o acolhimento feito aos pacientes no HU. O Cidadeverde.com apurou que a unidade recebeu quatro pacientes, tTodos adultos em condições clínicas graves. Entre eles, está um paciente com infecção generalizada. 

Segundo informou o diretor do HU, Paulo Marcio, os pacientes seguem estáveis. 

“Recebemos com muita tranquilidade e seriedade para garantir a saúde deles. Foi uma operação coordenada por uma junta composta pela saúde municipal, estadual e federal. As três esferas juntas trabalhando para que as coisas funcionem”, destacou. 

Fotos: Marcelo Cardoso / Semcom

 

Ao todo, foram transferidos quatro pacientes do Hospital do Dirceu, após articulação direta do prefeito Dr. Pessoa com o Paulo Márcio, diretor do HU-UFPI. 

"O prefeito de Teresina telefonou para mim, para que a gente participasse de toda a força-tarefa capitaneada pela prefeitura para que esses pacientes pudessem ser recebidos. O reitor de prontidão autorizou que nós recebêssemos quantos fossem necessários. Vieram quatro pacientes transferidos e nos comprometemos primeiro a acolhê-los e, segundo, garantir a continuidade do tratamento. E hoje, o prefeito de Teresina vem em uma atitude humanitária visitar cada um deles, que terão continuidade nos seus tratamentos”, declarou o diretor.

Dr. Pessoa ressaltou que a direção do Hospital Universitário tem a tradição de manter as portas abertas para acolher pacientes de maneira solidária, a exemplo do período da pandemia em que foram transferidos para a unidade de pacientes do Amazonas. 

“No período da covid, quando os pacientes do Amazônas estavam precisando de internação o magnífico reitor e o Dr. Paulo Márcio, diretor do HU, foram os primeiros do Brasil que se manifestaram para acolherem os amazonenses. Esse gesto se repete em Teresina, quando eu entrei em contato com o Dr. Paulo Márcio e o reitor, fui atendido de prontidão. Aqui, os pacientes do Hospital do Dirceu tiveram total acolhimento, de forma que poderão seguir com seus tratamentos até retornarem saudáveis para suas casas”, frisou o prefeito.

O reitor da UFPI, Gildasio Guedes, enfatizou a importância da parceria entre a universidade e o município de Teresina. “A Universidade Federal do Piauí sempre esteve aberta para a Prefeitura Municipal de Teresina e agora, na gestão do Dr. Pessoa, está mais ainda. O prefeito é um homem sensível, um administrador ágil, e tem procurado, de todas as formas, integrar as ações da universidade às ações da prefeitura”, completou o reitor.


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais