Cidadeverde.com

Dia Mundial da Felicidade: Veja dicas para ser mais feliz

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

O Dia Mundial da Felicidade, comemorado no dia 20 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em junho de 2012. Conhecido no mundo todo como International Day of Happiness, a data representa alegria entre os povos e busca evitar conflitos, guerras sociais ou qualquer tipo de comportamento que coloque em risco a paz e o bem-estar das pessoas.

Segundo Cristiane Duez Verzaro dos Santos, psicóloga, a felicidade é um estado emocional constituído por sentimentos de satisfação, contentamento, realização e plenitude. “Uma pessoa que experiencia momentos de alegria, prazer, gratidão, emoções positivas, pode ser considerada feliz. A felicidade é um estado interno em que conseguimos acessar um bem-estar maior, independente de situações que vivemos”, disse.


A especialista explica o conceito de felicidade e dá dicas de como ser feliz mesmo com todas as adversidades.
 

É possível ser feliz o tempo todo?

Não. Ninguém é feliz o tempo todo, porém uma pessoa feliz pode conseguir ressignificar momentos tristes e negativos de uma maneira mais serena.


Quais as características de uma pessoa feliz?

A felicidade é um momento de satisfação, onde o indivíduo se sente feliz e realizado. A pessoa feliz apresenta empatia, riso fácil, resiliência, bom-humor, compreensão, valorização dos relacionamentos, autoconhecimento, habilidade em resolver conflitos, otimismo e fé.


Como manter a felicidade no dia a dia?

Faça terapia para conhecer seus limites e suas potencialidades, seja gentil com você, perdoe-se, crie um ambiente acolhedor, pratique atividade física, tenha empatia e exercite a compaixão.


Por que é difícil ser feliz?

Vivemos em sociedade e por conta disso não é possível ficarmos alheios aos acontecimentos ao nosso redor. O sofrimento do “outro” afeta nossa plenitude, pois somos incapazes de acabar com a dor alheia. Apesar de todos os lembretes que nos imploram para viver e aproveitar ao máximo cada momento, muitas vezes é difícil fazer isso, pois estamos lutando pela nossa própria sobrevivência, o que acaba trazendo, em alguns momentos, sentimentos de egoísmo e angústia.


O que é sinônimo de felicidade?

É conseguir manter-se bem e saudável mentalmente apesar das adversidades da vida. Perceber-se e aceitar-se como ser limitante e incapaz para resolver tudo ao seu redor. Entender que devemos fazer o nosso melhor, sem perder a resiliência e o otimismo.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais