Cidadeverde.com

Mais Médicos prevê a contratação de 15 mil profissionais

Imprimir

Foto: Karina Zambrana - ASCOM/MS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar nesta segunda-feira (20) a retomada do programa Mais Médicos. Ao todo, serão abertas 15 mil vagas, além de investimento de R$ 712 milhões somente neste ano.

Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social), as primeiras 5.000 novas vagas serão abertas via edital já neste mês, e as outras 10 mil, em um formato com contrapartida dos municípios, o que garante às prefeituras menor custo e mais condições de permanência nessas localidades.

Poderão participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros. Médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.

"O Mais Médicos é a única política assistencial presente em 100% dos municípios do país. Com sua retomada, 96 milhões de brasileiros terão garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde", disse a Secom, em nota.

Na última semana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o programa terá como novidade a qualificação de especialista e a complementação da formação básica dos médicos.

"A grande novidade vai ser a introdução de qualificação de especialistas e de complementação da formação básica dos médicos. Isso será feito uma oferta adicional. E o programa vai trazer novidades no sentido de incentivos para os médicos recém-formados para que possam atuar nessas unidades", completou.

O programa Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo da presidente Dilma Rousseff.

 

Fonte: Folhapress (Raquel Lopes) 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais