Cidadeverde.com

CAU pede intervenção do Governo do Piauí no transporte coletivo de Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI) protocolou nesta terça-feira (21) ofícios na Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI) e no Governo do Piauí pedindo a intervenção do Executivo Estadual no sistema de transporte coletivo em Teresina, que está há 10 dias de greve

Confira ofício protocolado junto a PGJ-PI e Governo do Piauí. 

O presidente do CAU-PI, Wellington Carvalho Camarço, explicou ao Cidadeverde.com que a medida visa fazer com que o Governo do Piauí ocupe a pasta ligada ao transporte em Teresina de maneira urgente e emergencial, até que toda situação envolvendo a crise no transporte no município seja resolvida.

“O Estado pode colocar as empresas estaduais para fazerem os deslocamentos do trabalhador dentro de Teresina. Queremos que essa proposição do CAU seja encarada por outros entes com uma solução mais rápida. E somente a pressão popular vai fazer isso”, destacou Wellington Carvalho Camarço. 

Para o presidente do CAU-PI, os agentes envolvidos nesse processo de resolução do transporte coletivo não estão se movimentando e dando a devida urgência que o caso pede. Por conta disso, o Conselho resolveu se unir às outras entidades que buscam solução para o fim da greve e representar pela intervenção. 

“Nós do Conselho que zelamos pelo urbanismo entendemos que é uma falha gravíssima dentro do universo do urbanismo. Então deixar a situação se agravar ainda mais, talvez, e aqui é uma opinião minha, para desgastar policiamento o prefeito. A população está sofrendo. As pessoas não têm acesso à políticas públicas, ao trabalho, à saúde. Porque a falta de deslocamento afeta a todas as áreas”, lamentou Camarço. 

Foto: Divulgação / CAU-PI

Maior crise no transporte coletivo

Na ação, o CAU-PI relembra que a cidade chegou a ter mais de 400 ônibus diariamente prestando serviços à população, e atualmente sofre com a ausência total de veículos oficiais no serviço. 

Por conta desse cenário atual, o Conselho entende que os caminhos apontados na Constituição Estadual e na Lei Orgânica do Município foi a apresentação da representação interventiva no Tribunal de Justiça, requerendo que o governo do Estado execute os instrumentos legais para prestação dos serviços à população.

Na análise do CAU-PI, essa é a maior crise enfrentada pelo setor do transporte coletivo em Teresina. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais