Cidadeverde.com

Defesa Civil isola áreas no Encontro dos Rios e remaneja quiosques com risco de alagamento

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

A Secretaria Municipal de Defesa Civil isolou áreas no Parque Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina, devido as fortes chuvas. A prefeitura decidiu remanejar os proprietários dos quiosques do Encontro dos Rios para um outro local mais seguro nesta sexta-feira (24). Isso porque o órgão constatou o risco de erosão e alagamento no local com o aumento do nível do rio Parnaíba.

Ontem (23) o órgão realizou um monitoramento por água e terra em vários pontos da cidade. Além de isolar algumas áreas do parque, orientou que os responsáveis pelos quiosques que saíssem do local para evitar qualquer tipo de incidente.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

“Isolamos uma área que estava com um risco de erosão muito grande, uma situação de risco iminente. Existem alguns quiosques que vamos precisar fazer a remoção temporária, porque a água está subindo”, afirmou o gerente de operações do órgão.

O Cidadeverde.com esteve no local nesta sexta-feira (24) e constatou o aumento do nível do rio e o risco de erosão próximo a área dos quiosques. Apesar da ameaça, os estabelecimentos continuam funcionando normalmente com atendimento ao público. Nenhum dos funcionários quis conceder entrevista.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Na quinta-feira (23), o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o nível do rio Parnaíba havia atingido a cota de atenção em Teresina, ultrapassando a marca dos cinco metros de profundidade na estação de monitoramento do órgão. 

Após o comunicado, equipes do órgão realizaram o monitoramento por terra e por água de algumas áreas da capital que apresentam risco para inundações e alagamentos. “Na Curva São Paulo está uma situação crítica e estamos em alerta, monitorando", disse Marcos Rolf, gerente de operações da Semdef.

A situação é ainda mais crítica próxima ao Encontro dos Rios, onde cerca de oito famílias podem deixar suas casas por conta  do risco de inundação. “Algumas vão precisar ser retiradas, porque o nível da água do rio está subindo muito e a previsão é subir mais. São famílias ribeirinhas que, caso a cota do rio suba, vão precisar sair”, explicou Rolf.

 

Flash Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais