Cidadeverde.com

PM reforça segurança e reduz crimes nos vagões do metrô

Imprimir

Foto: divulgação SSP-PI

Atos de vandalismo, assaltos e arrastões tiveram redução nos vagões e paradas do metrô de Teresina com a presença da Polícia Militar. Atualmente, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) conta com o efetivo de 13 PMs, que se dividem em duplas ao longo do dia desde a primeira viagem às 6h40 até o término do serviço, às 19h20.

“No início dos VLT’s, houve vários assaltos, arrastões, de maneira que nos fomos procurados e tomamos a providência de colocar policiamento dentro do metrô. Tivemos várias dificuldades em autuar aquelas pessoas que estavam cometendo crimes e vandalismo. Hoje colocamos tudo em ordem e estamos à disposição da sociedade, de maneira que qualquer cidadão que se sentir ofendido ou achar alguma pessoa suspeita, pode procurar os policiais que se encontram dentro do  metrô para que a gente possa tomar as providências", destaca tenente-coronel Josinaldo Marinho, coordenador do policiamento do metrô.

Foto: divulgação SSP-PI

Diariamente, a Companhia Ferroviária do Estado,empresa transporta uma média de 5.400 passageiros/dia, com uma extensão de 13,5 km e 11 estações de passageiros.

O convênio entre a Polícia Militar do Piauí e Companhia Ferroviária do Estado foi firmado ainda em 2018.

José Ruthenio, cordenador de operações do metrô, frisa que desde a parceria com a Polícia Militar, não houve mais problemas com vândalos. Para ele, a presença diária dos policiais passa mais segurança para os usuários. 

“Quando iniciou a operação do VLT em 2018, a gente formulou a parceria com a Polícia Militar do Piauí visando uma segurança melhor dentro dos vagões. E no trem anterior, tinham muitos vândalos. Por conta disso, a gente foi aconselhado a procurar essa parceria com a PM. A gente tem dois policiais militares nos dois turnos. Por conta dessa parceria, a gente conseguiu eliminar esse problema de vandalismo dentro do VLT. Não tivemos mais problemas desde essa data após o convênio firmado”, reitera. 

A bilheteira Maria da Conceição Sousa, que trabalha no metrô de Teresina desde a sua implantação, há mais de 30 anos, pontuou que antes da presença dos policiais, a população que utilizava o transporte diariamente estava à mercê da onda de crimes. 

"Eu comecei como zeladora, supervisora e agora sou bilheteira. Melhorou muito aqui, pois antigamente vândalos eram demais. Tinha assalto dentro do metrô, tinha nas paradas e agora com o policiamento dentro, diminuiu muito. Acontece, só que mais distantes da estação. Aqui mesmo na nossa imediação, graças a Deus, melhorou 100%. Só a presença dos policiais já inibi a bandidagem", completa Sousa. 

 

Graciane Araújo
Com informações SSP-PI
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais