Cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros reforça orientação sobre alagamentos no período chuvoso

Imprimir

O período chuvoso pode apresentar muitas situações de riscos e prejuízos para a população. Nas últimas semanas, devido às fortes chuvas que atingem o estado, moradores já chegaram a registrar carros sendo arrastados com força da água. Em entrevista ao Notícia da Manhã, a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Najra Nunes, explica como se proteger de raios, alagamentos e faz orientações sobre passeios em cachoeiras. 

“Quando você está dentro do carro e de depara com uma área de alagamento que não dá mais para você voltar e nem ir para frente, você abre os vidros do carro, porque quando a água tomar o carro, vai dar pane elétrica e não vai ser mais possível abrir os vidros, então vai dificultar o seu salvamento, vai dificultar inclusive de você evacuar do carro quando tiver oportunidade e quando alguém for tentar abrir a porta não vai conseguir por conta da força da água”, explica.

O Piauí também se destaca na grande incidência de raios durante o período chuvoso. De acordo com Najra Nunes, a melhor forma de se abrigar é em um local com uma estrutura estável que não corre risco de cair ou de atrair as descargas elétricas.

“É [se abrigar] em uma estrutura estável. Não se abrigar perto de estruturas instáveis como árvores, que além de ser instável ela pode atrair os raios, placas que podem vir a cair, que também são metálicas e estruturas metálicas não é o ideal, toldos, debaixo de postos de combustíveis, o que a gente já tem visto em algumas situações, essa estrutura de postos de combustíveis cair”, ressalta.

Foto: Rebeca Lima/cidadeverde.com

Porém, quando não há nenhuma estrutura por perto para se proteger, a tenente-coronel também explica a melhor maneira que a pessoa precisa ficar.

“A posição correta é se agachar de forma fetal, ficar agachado o máximo possível para não ser o ponto mais alto naquele local para não atrair os raios. Mas o ideal é você correr logo e ser abrigar”, destaca.

O período chuvoso também costuma atrair muitos banhistas em cachoeiras e riachos. Porém, Najra Nunes ressalta que esse momento de lazer pode trazer sérios riscos à população.

Está chovendo bastante no Piauí, então a cabeça d’água ou tromba d’água, ela é formada com o acúmulo de água no leito do rio que banha aquela cachoeira. Então vai se acumulando água e aquela água acumulada é dispendida de uma hora para outra e vem varrendo o leito do rio com pedras, troncos, galhos de árvore e despenca de uma vez naquela cachoeira sem ter condições daquelas pessoas que estão ali se salvar”, acrescenta.

Com o aumento dos níveis dos rios, muitos barragens do Piauí estão sangrando ou transbordando. Najra Nunes acrescenta que esses locais não devem ser utilizados para banhos devido ao nível da água.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais