Cidadeverde.com

HU amplia para 20 leitos de UTI com reforma e modernização de serviços

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugura, nesta segunda-feira (27), a obra de reforma e ampliação de sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  A obra contempla a reforma da UTI, bem como a modernização e ampliação de 15 para 20 leitos.

Estão sendo investidos na obra cerca de R$ 3,3 milhões.

“Inauguramos e apresentamos para o Estado do Piauí os 20 leitos mais modernos e avançados de UTI que se tem notícia no Brasil e no mundo. São 20 apartamentos individuais, cada paciente tem o seu, com um sistema de filtragem de ar de puxar as bactérias através de uma pressão negativa em todos os leitoso trazendo para os piauienses, para academia, futuros profissionais de saúde e para você uma UTI moderna”, destacou o diretor do HU, Paulo Marcio.

O governador Rafael Fonteles destacou em sua fala que o HU-UFPI ocupa a primeira posição entre os 41 hospitais universitários no Brasil em termo de qualidade. Para ele, a competência e o capital humano que está à disposição da população são fatores diferenciais nesse parâmetro.

Fonteles ressaltou também a importância do SUS para a saúde pública do país.

“O SUS é o mais bem desenhado do planeta. Carece do subfinanciamento, sofre muito com isso. Mas esse modelo pressupõe de algo mais relevante: a integração entre os três poderes. Essa parceira da Sesapi com a FMS e o governo federal pode realmente compensar um pouco esse subfinanciamento que falei. Sempre vamos reforçar essa parceria. Porque assim o sistema funcionará melhor”, frisou o governador.

Além do governador Rafael Fonteles e do secretário de saúde do estado, Antônio Luiz Soares, a inauguração contou com a participação do prefeito Dr. Pessoa, senador Marcelo Castro e deputado Castro Neto, deputado Flavio Nogueira, entre outras autoridades.

O ex-arcebispo de Teresina, Dom Jacinto também participou da solenidade de inauguração e proferiu a benção das instalações da reforma da UTI.

Mais 10 novos leitos 

Durante a solenidade, o governador Rafael anunciou verbas para a construção de mais 10 novos leitos de UTI no Hospital Universitário. A medida visa, segundo pontuou o diretor Paulo Marcio, transformar hospitais que ensinam, em hospitais que cuidam de pessoas e que resolvem o problema de quem precisa. 

“O governador anunciou o financiamento de mais 10 novos leitos de UTI para o Hospital Universitário. Ganha o Piauí, a academia e cada piauiense que vai precisar de um leito para salvar sua vida”, destacou o diretor. 

Os leitos são totalmente integrados a leitos de regulação da Prefeitura de Teresina e são destinados para pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


Nataniel Lima 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais