Cidadeverde.com

Frota de ônibus terá mais 80 veículos até agosto, garante superintendente da Strans

Imprimir

O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans), Bruno Pessoa, anunciou na manhã desta terça-feira (28) que a frota de ônibus de Teresina terá o acréscimo de 80 veículos até o mês de agosto deste ano.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Bruno Pessoa destacou que serão adicionados 20 veículos por mês, começando a partir de abril, de forma que nos próximos meses, a frota total chegue a 300 ônibus. Atualmente, o transporte coletivo da capital conta com 220 veículos.

“Nesse momento a gente vai determinar que sejam colocados os nossos rastreadores em toda a frota e um aumento gradual da frota a partir desse próximo mês, 20 veículos no mês de abril, 20 em maio, 20 junho, no mês de julho são férias, então no mês de agosto a gente finaliza com mais 80 veículos na frota, garantindo assim uma melhorias nesse sistema de transporte, principalmente no horário de pico”, disse o superintendente.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Além disso, a Strans também já vai iniciar o rastreamento da frota. Segundo Bruno Pessoa, isso vai garantir que o Centro de Comando verifique se a ordem de serviço está sendo cumprida. Também passará a valer a remuneração por quilômetro rodado.

“Concluímos o processo técnico administrativo e dentro dos próximos dias, a gente já sente com os líderes de cada consórcio para que a gente consiga fazer cumprir de fato a determinação desses acordos extrajudiciais. Com essa conversa com os líderes de consórcio também vamos iniciar e conseguir concretizar a forma de remuneração do sistema que seria por quilômetro rodado. Com a gente concretizando isso o quanto antes e a instalação dos rastreadores, eu consigo aqui, do Centro de Comando da Strans, garantir com que essa frota, a ordem de serviço seja cumprida rigorosamente”, ressaltou.

Compra de 150 ônibus 

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, já havia informando que a Prefeitura de Teresina está preparando um edital para compra de 150 novos ônibus para incrementar o transporte coletivo na cidade.

De acordo com Bruno Pessoa, o edital deve ser lançado até final dessa semana e esses novos veículos chegarão na capital em um prazo de 90 a 120 dias.

“Acredito que até o final da semana esse edital seja lançado, acredito que a partir da assinatura desse contrato, em torno de 90 a 120 dias a gente consiga chegar com essa frota para a cidade de Teresina, dando esse presente para à população. Nossa diretoria de transporte técnica está elaborando essa planejamento e acredito que a gente consiga dar maiores detalhes ao longo dos próximos meses”, acrescentou o superintendente.

Fim da greve dos motoristas e cobradores

Por volta das 15h30 de ontem (27), a Prefeitura de Teresina fez o repasse financeiro às empresas de ônibus que ainda aguardavam o pagamento homologado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) após assinatura de convenção coletiva na semana passada.

A Transcol, embora só tenha recebido os valores agora, já havia liberado a frota que opera na zona Sul. Já as empresas do consórcio Theresina [Emtracol, Taguatur, Transporte Fácil e Transfácil] que fazem linha para zona Sudeste, região do Grande Dirceu, só voltaram a circular na manhã desta terça-feira (28).

Bruno Pessoa destacou que os fiscais de tranposte já atestaram que todos os veículos da ordem de serviço estão circulando na manhã de hoje, dando fim, totalmente, a greve do transporte público. 

“Nós fizemos uma força tarefa, nossos fiscais de transporte hoje nas primeiras horas da manhã já puderam confirmar a saída completa da frota pela ordem de serviço”, finalizou. 

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais