Cidadeverde.com

Em encontro, delegadas criticam machismo e discriminação no ambiente policial

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_03_50.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_03_51.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_03_52.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_03_52_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_07_24.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_07_59.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_07_59_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_07_59_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo
  • WhatsApp_Image_2023-03-29_at_10_08_00.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde e Iago Araújo

 

O 1º Congresso das Mulheres Policiais do Piauí acontece nesta quarta-feira (29) em Teresina. A delegada Bruna Verena, uma das coordenadoras do evento, fez críticas ao machismo presente na sociedade e lamentou o machismo que as mulheres ainda sofrem no ambiente policial. O congresso aconteceu no hotel Gran Arrey, na zona Leste de Teresina. 

“Ainda há discriminação porque nós vivemos numa sociedade machista, patriarcal. E é claro que, estando numa sociedade patriarcal e machista, as mulheres ainda sofreriam preconceitos, mesmo sendo mulheres policiais”, lamentou a delegada Bruna Verena. 

A delegada frisou ainda que eventos como o de hoje servem como uma medida da Secretaria de Segurança Pública do Piauí para esse preconceito ultrapassado e para que as mulheres possam ter essa igualdade de gênero no ambiente policial. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“A gente sabe que ser mulher ainda é ser vulnerável, um público diferenciado. Estamos buscando a igualdade de gênero. Por isso que nós temos que todos os dias lutar para conquistar os nossos direitos. Não podemos abrir mão de nenhum desses direitos e temos que conquistar mais espaços, temos que ter representatividade política, nas instituições”, acrescentou a delegada.

Durante o congresso, serão debatidos temas como empoderamento feminino, desenvolvimento de liderança, saúde mental e autocuidado. E cerca de vinte mulheres serão homenageadas pela SSP-PI por sua contribuição à segurança do Estado.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko esteve presente no evento e ao Cidadeverde.com ressaltou a importância da mulher nas instituições policiais como um fator diferencial na execução dos serviços. 

“As mulheres têm se destacado nessas profissões que eram mais dominadas por homens. Eles mostraram que são muito capazes e tem desenvolvido um trabalho brilhante. É uma homenagem justa. Minha assessoria e delegada adjunta são todas mulheres. São bem mais criteriosas, capacitadas. Estão cada vez mais nas instituições e vão evoluir para que essas mulheres ocupem cada vez mais espaços de chefia”, frisou o delegado Luccy Keiko. 

Mulheres na Polícia Civil 

O delegado Luccy Keiko destacou à reportagem que a participação da mulher na Polícia Civil é forte e consolidada. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“Na última nomeação de agente de polícia, 52% eram mulheres. Temos delegacias onde há mais mulheres que homens”, frisou o delegado.

Luccy Keiko também pontuou o trabalho da delegada Alexandra Santos, primeira mulher a comandar a DEPRE. 

“Uma das nossas principais delegacias do Piauí é a Delegacia de Combate aos Entorpecentes e é chefiada por uma mulher, delegada Alexandra Santos. Acredito que, realmente, o Piauí é um dos Estados em que a mulher tem um papel maior de destaque nas instituições policiais”, completou o delegado-geral.


Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais