Cidadeverde.com

Em Picos, mais de 6 mil beneficiários do Bolsa Família têm auxílio bloqueado

Imprimir

Foto: Reprodução/ Dagmar 

No município de Picos com a adoção de novas regras que orientam o Bolsa Família, mais de 6 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado. A situação tem gerado incertezas e revolta nos beneficiários que tem se dirigido à sede do Cadastro Único. 

O ajudante de pedreiro, Laércio Sousa, destacou que está há 100 dias sem receber o benefício e a situação tem se complicado financeiramente.

“Estou com mais de 100 dias que não recebo esse dinheiro meu. É com esse dinheiro que eu sustento a minha família, eu preciso do meu dinheiro”, disse o ajudante.

A dona de casa, Maria Josefa, disse que o auxílio é essencial para que ela possa conseguir se manter tendo em vista os problemas de saúde.

"É com esse dinheiro que eu sobrevivo, eu tenho problema de saúde. Tenho precisão de medicamento e eu não uso porque não tenho condição de pagar. Sou do interior, sou da roça e eu preciso de ajuda”, frisou a dona de casa.

A coordenadora do Cadastro Único, em Picos, Núbia Cristina, explicou que os bloqueios são decorrentes nas novas regras. 

“Na mudança de governo federal, estadual, é mais do que comum essas mudanças nos programas. Com essas novas regras está criando um tumulto, muitas pessoas estão sendo atingidas. O governo está captando todas as pessoas por inconsistências de dados nos cadastros e fazendo os cortes. Vamos fazer a busca ativa, visitar essas pessoas que estão e revisar os cadastros uni pessoal. O governo só se considera benefício para essas pessoas se forem de extrema pobreza”, concluiu.

Em Picos, cerca de 17 mil pessoas recebem o benefício. Desde que assumiu a pasta/ o ministro do Desenvolvimento Econômico, Wellington Dias, já anunciava que seria feita uma revisão no programa, objetivando desligar aqueles que não se enquadravam nos novos critérios.

Até momento só no Piauí cerca de 29.397 cadastros já foram bloqueados e em Picos mais de 6 mil pessoas perderam o benefício. Por outro lado, cerca de 11.581 famílias piauienses que estavam desamparadas pelo programa foram cadastradas. 

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais