Cidadeverde.com

Rio Longá atinge cota de inundação em Esperantina; dois rios estão em alerta

Imprimir

Foto: Kléber Oliveira/Revista AZ

O rio Longá em Esperantina atingiu a cota de inundação nesta sexta-feira (31), informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Já os rios Marathaoan, em Barras, e o Parnaíba, em Luzilândia, estão em cota de alerta. 

"O rio Longá na cidade de Esperantina entrou em cota de inundação no dia de hoje e os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, encontram-se em cota de alerta. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina", informou o CPRM.

Segundo o órgão, o rio Longá, na cidade de Esperantina, está em cota de inundação devido as chuvas ocorridas no final da noite de ontem e início da madrugada de hoje. A cota atual é de 7,51 m, com 11 cm acima da cota de inundação, com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,63 m, continuando em cota de inundação e ficando 23 cm acima da cota de inundação.

Na cidade de Barras, a 124 km de Teresina, o nível do rio Marathaoan teve uma rápida elevação na madrugada devido às chuvas ocorridas no final da noite de ontem e início da madrugada de hoje. Nesse momento está na cota de 4,04 m e continuando em cota de alerta com 20 cm abaixo da cota de inundação.

No município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,27 m, devendo ter o nível redução nas próximas 12 h para valores em torno de 5,22 m, continuando em cota de alerta, ficando 48 cm abaixo da cota de inundação.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras 

Rio Marathaoan

Outros rios

Os demais rios estão em situação de normalidade. Em Floriano, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,44 m, em situação de normalidade,  sendo prevista a redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 2,89 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina o nível atual do rio Parnaíba é de 3,84 m, sendo previsto que nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha em 3,84 m, continuando em situação de normalidade.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais