Cidadeverde.com

"Vamos ser inflexíveis com embriaguez no trânsito", alerta Chico Lucas sobre blitz no estado

Imprimir

 

Para reduzir os índices de mortes no trânsito, a Secretaria de Segurança aposta nas blitz para salvar vidas. Nesta sexta-feira (31), o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, advertiu que será tolerância zero para o motociclista que dirigir sem capacete e embriagado. Ele informou ainda que vai intensificar as fiscalizações em Teresina e interior do estado e recebeu mais 29 etilômetros. 

O Detran iniciou as ações implementadas pelo governo com o objetivo de garantir desconto de 90% em dívidas de motociclistas. Segundo o secretário as medidas visam garantir que os condutores regularizem os seus veículos e destacou que isso não irá fazer com que ocorra uma redução nas blitz, mas que o objetivo é intensificar, por isso os 29 etilômetros que foram adquiridos vão reforçar a fiscalização para a realização do teste do bafômetro.

"A nossa estratégia é intensificar. Havia uma crítica sobre a questão da fiscalização no trânsito, de que as blitz tinham o objetivo de arrecadar, quando na verdade nunca foi o objetivo do governador Rafael Fonteles. O objetivo é salvar vidas. Então, ele está mostrando que o objetivo não é arrecadar, ele deu 100% de isenção no IPVA, que agora é zero, multas que são antigas estão com 90% de desconto e o licenciamento de motos com até 170 cilindradas com R$ 49 por ano, que é menos de R$ 5 por mês. Isso mostra que o objetivo não é fiscal", defendeu.

Ele destacou que a principal causa de morte de jovens no estado é pelo trânsito e que por isso esse tipo de fiscalização será mantida. 

"Quando a gente segmenta o jovem de 18 a 30 anos, a primeira causa de morte é trânsito, então tem jovem morrendo estupidamente em acidente porque não usa capacete, não usa cinto, porque bebe e dirige. São causas que podem ser combatidas com a fiscalização, então vamos intensificar sim. Hoje recebemos 29 etilômetros, e vamos ser inflexíveis com embriaguez ao volante. Quem beber e dirigir vai ser conduzido a uma delegacia de polícia, assim como são intolerantes com a violência urbana", destacou.

O secretário Chico Lucas afirmou que as blitz também serão levadas para o interior do estado.

"As blitz em Teresina vamos continuar, intensificando sempre, e vamos  levar para mais cidades como Piripiri, Parnaíba, Picos Floriano e Bom Jesus, queremos que todos respeitem o trânsito. É inadmissível que no ano de 2023 que a gente entenda que é normal o motociclista andar sem capacete. O  cidadão do interior sabe que tem que andar de capacete e prefere correr o risco porque é normalizado, mas não vamos normalizar essa conduta, quem anda sem capacete vai ser autuado", finalizou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais