Cidadeverde.com

Após chuvas, nível do rio Marathaoan sobe e se aproxima da cota de inundação em Barras

Imprimir

Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras 

Três rios localizados no estado do Piauí estão em cota de inundação e em alerta, segundo dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) neste sábado (1). O rio Longá na cidade de Esperantina segue em cota de inundação desde sexta-feira (31), o rio Marathaoan, em Barras, está em cota de alerta, mas se aproxima da cota de inundação, e o rio Parnaíba, em Luzilândia, encontram-se em cota de alerta.

Segundo o CPRM, na cidade de Barras, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,18 m, mas durante a madrugada de hoje chegou a atingir a cota de inundação de 4,20 m. No momento ela deu uma pequena redução, ficando apenas 2 cm abaixo da cota de inundação, mas deve continuar elevado nas próximas horas, e ficar com valores próximos à cota de inundação. É previsto que o nível fique em 4,19 m nas próximas horas.

“O rio Marathaoan teve elevação rápida e significativa no início da madrugada de hoje onde atingiu a cota de inundação, mas está no momento 2 cm abaixo da cota de inundação. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina”, informou o CPRM.

Já rio Longá em Esperantina está em cota de inundação e está em 7,74 m, que representa 34 cm acima da cota de inundação, com previsão de elevação do nível nas próximas horas, chegando a valores em torno de 7,90 m.

No município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,31 m, devendo ter o nível elevado nas próximas horas e fique com valores em torno de 5,34 m, continuando em cota de alerta, ficando 36 cm abaixo da cota de inundação.

Os demais rios que estão localizados na bacia do rio Parnaíba seguem em situação de normalidade no estado. “Informamos que a CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados”, afirmou


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais